A professora e pesquisadora Neila Richards, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA- UFSM), recentemente retornou de uma viagem pelo 5º Intercâmbio Técnico promovido pela CapLab. De 13 a 22 de outubro, a docente esteve em uma imersão no setor lácteo europeu, visitando fazendas leiteiras, propriedades produtoras de derivados, laticínios e laboratórios de referência na Bélgica, Luxemburgo e França. A programação incluiu também a participação em dois dos maiores eventos do setor: o Dairy 2024 for the Future da International Dairy Federation (IDF) e o SIAL Paris, uma das mais renomadas feiras internacionais de alimentos.
O intercâmbio reuniu representantes de empresas processadoras de leite de várias regiões do Brasil e proporcionou ao grupo a oportunidade de conhecer as inovações do setor, assim como a rotina e os métodos de trabalho de propriedades rurais, indústrias e centros de análise de excelência, como o renomado Comité Du Lait, na Bélgica. Entre as tecnologias e processos observados, a professora Neila destacou práticas bem-sucedidas que garantem maior qualidade na matéria-prima e no produto acabado, além de novos lançamentos em produtos lácteos que vêm revolucionando o mercado europeu.
A professora do PPGCTA destaca que a experiência foi “ímpar” e ressalta a troca de conhecimentos e as conexões formadas com outros profissionais do setor. “Foi uma oportunidade única para estabelecer um network sólido com empresas brasileiras e internacionais, ampliando nossa visão sobre qualidade, inovação e sustentabilidade na produção láctea,” comenta a docente. “Vimos muitas novidades nesses eventos que, sem dúvida, podem inspirar novos projetos e melhorias para a nossa indústria.”
Além do aprendizado técnico, a viagem também trouxe à professora conhecimentos valiosos sobre estratégias europeias de valorização da produção local e de agregação de valor aos derivados lácteos, práticas que ela pretende compartilhar com estudantes e profissionais da área. A docente retorna ao Brasil com uma bagagem rica em novas ideias e soluções, reafirmando seu compromisso com a excelência e a inovação na pesquisa e desenvolvimento do setor lácteo brasileiro.