Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

E-book do projeto ‘Soybean Money Maker’ já está disponível

A intensificação dos sistemas agroalimentares é essencial para erradicar a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição em suas diversas formas. Em meio a este desafio global, o projeto ‘Soybean Money Maker’ (SMM) emerge como uma iniciativa inovadora, unindo produtores, universidades e empresas privadas para revolucionar o manejo das lavouras de soja no Brasil. Registrado no Gabinete de Projetos do Centro de Ciências Rurais, o projeto visa gerar informações baseadas em dados de forma transparente e imparcial, com o objetivo de maximizar a produção sustentável.

O SMM teve início em 2020, com a participação de 13 lavouras localizadas no sul do Brasil. Já em 2021, expandiu-se para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, abrangendo nove estados. Na terceira edição, em 2022, o projeto alcançou 90 lavouras distribuídas em 13 estados, representando 86,1% da área de soja no país. Em sua quarta edição, em 2023, o SMM cresceu ainda mais, chegando a 95 lavouras em 13 estados.

As informações coletadas de cada lavoura são processadas utilizando ferramentas e modelos matemáticos validados pela comunidade científica, gerando indicadores econômicos, ambientais e sociais. A metodologia do Soybean Money Maker permite identificar lavouras sustentáveis e gerar um índice de sustentabilidade com base em critérios técnico-científicos. O foco é identificar práticas de manejo que permitem aos produtores elevar o índice de sustentabilidade de suas propriedades, maximizando o lucro, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a eficiência produtiva.

O recém-lançado e-book apresenta os resultados da quarta edição do Soybean Money Maker, destacando os índices de sustentabilidade das lavouras analisadas. Segundo o Professor Alencar Zanon, líder do projeto na UFSM e também líder da Equipe FieldCrops, este é o maior projeto de produção sustentável de soja no Brasil. Além disso, alunos de mestrado e doutorado dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM utilizam os dados gerados pelo SMM em suas dissertações e teses, promovendo o avanço científico e atendendo às demandas dos produtores de soja no país.

O e-book está disponível na página da Equipe FieldCrops, basta clicar aqui.