Nos dias 05 e 06 de agosto, membros do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES) da UFSM estiveram em campo na Serra Gaúcha, especificamente nas cidades de Pinto Bandeira e Bento Gonçalves. O objetivo da visita foi a coleta de plantas inteiras de videira (incluindo parte aérea e raízes) em estágio fenológico de repouso vegetativo em três vinhedos que cultivam as variedades Merlot, Bordô e Isabel.
As amostras coletadas serão utilizadas para avaliar a capacidade das videiras em acumular nutrientes no caule, ramos e raízes durante esse estágio de repouso. Além da coleta das plantas, o grupo também realizou a coleta de amostras de solo nas camadas de 0-20 cm e 20-40 cm próximas às raízes das videiras. Esse procedimento permitirá correlacionar os níveis de nutrientes presentes no solo com os encontrados nas plantas, contribuindo para uma compreensão mais profunda da nutrição das videiras.
Essas atividades fazem parte da dissertação de mestrado de Laura S. Dunker, integrante do GEPACES, e têm como objetivo contribuir para o conhecimento sobre a nutrição das videiras e sua adaptação às condições edafoclimáticas da região.