Sobre o SAP
É um órgão setorial do CCR, que assessora a Direção, as Coordenações, os professores, os técnico-administrativos e os estudantes nas questões didático-pedagógicas.
A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais foi instalada no dia 21 de janeiro de 1976, através de acordo da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior/Departamento de Assuntos Universitários (ABEAS/DAU), sendo a primeira unidade a existir no Brasil, em nível de Centro, com o objetivo de promover o melhoramento constante do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de busca de integração do processo educativo com a realidade dos cursos de Ciências Agrárias.
A partir de 1º de outubro de 1993, a UAP/CCR, através de um processo de reestruturação, desvinculou-se do Setor de Audiovisuais, passando a dedicar-se exclusivamente ao aspecto Pedagógico que é a essência do seu trabalho.
A UAP, em 2022, passou a se chamar Setor de Apoio Pedagógico, devido à reestruturação das unidades administrativas da UFSM. Promove ações de formação continuada pessoal e profissional junto aos docentes, aos técnicos administrativos em educação e aos discentes do Centro.
Atividades Desenvolvidas pelo SAP
O Setor de Apoio Pedagógico, em conjunto com a direção do Centro, atua em:
- Avaliação Institucional do Centro;
- Colegiado de cursos;
- Comissão Permanente de Qualidade da Medicina Veterinária – CPQMVet;
- Integração dos alunos do CCR aos cursos de graduação;
- Promoção de eventos para a comunidade acadêmica interna e externa;
- Recepção dos novos servidores no quadro funcional do CCR;
- Recepção dos calouros no CCR;
- Semana da Calourada.
Projetos
O SAP desenvolve diversos projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, todos registrados no GAP/CCR. Se tiver interesse em saber mais detalhes, entre em contato conosco através do e-mail ou telefone disponíveis na página.
Cadernos
Objetivo Geral
Produzir material didático com consistência científica para auxiliar professores e acadêmicos dos cursos das áreas das Ciências Rurais, bem como apoiar professores do ensino médio de colégios agrícolas e politécnicos nos seus estudos e pesquisas bibliográficas, constituindo fonte bibliográfica complementar.
Os cadernos Coleção Ciências Rurais devem ser impressos com o código ISSN: 1984-6118.
Quais são as vantagens de ter um ISSN?
– Como o sistema do ISSN é internacional e cada ISSN é único, um ISSN pode identificar uma publicação seriada independentemente de seu idioma ou país de origem, fazendo a distinção entre publicações seriadas com o mesmo nome ou títulos semelhantes;
– O ISSN é usado onde a informação sobre publicações seriadas necessita ser registrada e comunicada com precisão (ordens de compra, pesquisas em base de dados, etc.);
– O ISSN proporciona um método eficiente e econômico de comunicação entre editores, fornecedores e compradores de publicações seriadas.
– Propicia, também, um ponto de acesso útil aos catálogos de editores, diretórios comerciais, inventários automatizados, bibliografias, etc;
– O ISSN é amplamente usado em bases de dados automatizadas na organização, recuperação e transmissão de dados sobre publicações
seriadas;
– O ISSN é amplamente usado por bibliotecas para identificar, ordenar e processar títulos de publicações seriadas;
– Publicações que têm ISSN fazem parte dos registros de publicações seriadas mantido pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris.
Solicitação de atualização dos exemplares para o 1º Semestre/2025 |
até dia 18 de outubro |
Solicitação de confecção de novos exemplares para o 1º Semestre/2025 |
até 30 de novembro |
Envio da versão final |
até 15 de dezembro |
Impressão do material junto à Gráfica UFSM |
janeiro/fevereiro/2025 |
- Cronograma de submissão para impressão dos cadernos 2025
FLUXOGRAMA CADERNOS DIDÁTICOS
Informes
A Direção do CCR por intermédio do SAP publicará, de acordo com a demanda e a disponibilidade de recursos, os Informes Técnicos de Extensão do CCR.
O Informe Técnico visa difundir a tecnologia gerada pela pesquisa no CCR, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e estimular ações integradas de pesquisa e de extensão.
Constituem o público-alvo:
- Técnicos dos Escritórios Municipais e Regional da EMATER;
- Técnicos das Secretarias Municipais de Agropecuária da Região;
- Técnicos dos Escritórios de Assistência Técnica Privada, Cooperativas, Empresas Produtoras e Comercializadoras de Insumos Agrícolas e de Produtores da Região.
Contato
Local: Prédio 42 - Sala 3129A
Telefone: (55) 3220-8403
apoio.pedagogico.ccr@ufsm.br
Fanpage no Facebook
Perfil no Instagram
Horário de expediente externo: das 8h às 12h e das 13h às 17h