Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

I Workshop sobre Ferramentas e Análises Estatísticas para Pesquisa Científica

Técnico-Científicos Publicado: 29 agosto 2024 - 09:26 Última modificação: 14 outubro 2024 - 16:44 Ouvir

Transmissão online via canal do PPGCTA no YouTube: http://www.youtube.com/@ppgctaufsm2978 - Santa Maria

10/10/2024 19:00 - 11/10/2024 21:00

Descrição

A análise estatística desempenha um papel fundamental na tomada de decisões informadas e baseadas em dados nas diversas áreas, desde a pesquisa científica até o mundo dos negócios. Todavia, muitos acadêmicos ainda enfrentam lacunas na formação em estatística, podendo limitar seu potencial de crescimento profissional e sua capacidade em contribuir de forma significativa para a sociedade.

Diante disso, foi idealizado o Workshop on Statistical Tools and Analysis for Scientific Research (WSTAR) como um projeto de extensão, com o propósito de oferecer capacitação em análise estatística para acadêmicos e pesquisadores nas diferentes áreas do conhecimento. O evento visa fornecer habilidades essenciais para a análise de dados e a utilização de ferramentas estatísticas na solução de problemas práticos e complexos, conectando teoria e prática.

Com essa iniciativa, esperamos contribuir para a formação de profissionais mais qualificados, preparados para enfrentar os desafios em suas carreiras, além de fomentar uma participação ativa na sociedade, embasada em decisões analíticas e fundamentadas em dados.

Contamos com a sua participação e desejamos um bom evento a todos.

Comissão organizadora

Comissão Organizadora:
Renius Mello
Paulo Santana Pacheco
Jeriel Dias
Bibiana Cristina Butzke
Alice Veleda Wendt
José Dilson Francisco da Silva
Suslin Raatz Thiel
Diúlia Zolin Galvani
Hugo José de Araújo Correia
Marcelle de Oliveira Benites
André Fogaça Nigeliskii

Transmissão ao vivo clique aqui!!!

10 DE OUTUBRO DE 2024

19:00 Descobrindo o mundo de IoT – Internet das Coisas
Diego Serodio Costa (SAS Software)
20:00 Aplicação da Inteligência Artificial (AI) na indústria da ciência da carne
Renius Mello (Universidade Federal de Santa Maria)

11 DE OUTUBRO DE 2024

19:00 Tamanho amostral em experimentação zootécnica
Paulo Santana Pacheco (Universidade Federal de Santa Maria)
20:00 SAS Viya: Descubra Insights com SAS Visual Analytics
Tais Silva (SAS Software)

Minicurrículo dos Prelecionistas
Diego Serodio Costa
Entusiasta da tecnologia com experiência em Transformação Digital e Inovação Aberta. Atualmente, atua como Associate Systems Engineer no SAS, onde colabora com equipes globais de vendas, pré-vendas e R&D, oferecendo expertise técnica em soluções de nuvem e software. Na equipe de Transformação e Inovação Digital, lidera iniciativas de inovação e demonstra soluções focadas em agregar valor ao cliente. Formado em Engenharia de Automação e Robótica na UFABC (2022-2023) e bacharel em Ciências & Tecnologia na UFABC (2018-2021). Possui certificações em Microsoft Azure IoT Developer Specialty, Natural Language Processing and Computer Vision Using SAS® Viya®, Azure Developer Associate, Base Programming Using SAS 9.4. Possui experiência Internacional como Membro da rede Global Shapers, apoiando projetos de impacto local que beneficiam comunidades em São Paulo.
Renius Mello
Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua nas áreas de análise de alimentos, qualidade de carne e estatística. Com doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2005-2007), desenvolve pesquisas voltadas para a inovação no processamento e preservação de alimentos. Seus estudos destacam-se por investigar tecnologias emergentes na extração de compostos bioativos, bem como na melhoria da qualidade da carne e alimentos funcionais. Publicou mais de 80 artigos em revistas de prestígio internacional, como Meat Science e Food Research International. Também contribuiu em estudos sobre o uso sustentável de subprodutos alimentares e o desenvolvimento de filmes ativos para embalagens com propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Sua atuação acadêmica inclui a orientação de alunos de graduação e pós-graduação, promovendo soluções inovadoras para o setor alimentício.
Paulo Santana Pacheco
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (2002), mestrado em Produção Animal/Produção de Bovinos de Corte pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (2004), doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás – GO (2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás – GO (2008). As áreas de atuação compreendem aquelas envolvidas na produção de bovinos de corte, experimentação zootécnica e simulação estocástica.
Tais Silva
Customer Advisory e Data Analyst no SAS Brasil. Tecnóloga em Sistemas para Internet pela Fatec Santos e mestranda em Ciências da Computação no IME-USP. Embaixadora dos programas Women TechMakers e Women in Data Science.

Anais

A inscrição é gratuita, individual e intransferível.

Para se inscrever, preencha o formulário disponível no link: https://forms.gle/q6MdMycfFd142oDy5

Os participantes terão direito a:

✔ Acesso a todas as palestras do evento;

✔ Certificado de participação.

O certificado será emitido apenas para aqueles que atingirem uma frequência mínima de 75% nas palestras.

wstar.ufsm@gmail.com

Localização