Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadora do PPGExR da UFSM recebe prêmio de melhor tese



O Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da UFSM tem a honra de compartilhar com a comunidade acadêmica a conquista significativa da sua egressa, Janaina Betto, que recebeu o prêmio de melhor tese no 10° Encontro da Rede de Estudos Rurais. O evento, que ocorreu de 27 a 31 de agosto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo, teve como tema “Terra, fome e poder: desafios para o rural contemporâneo”.

A premiação, denominada “Prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley”, reconhece a excelência de trabalhos interdisciplinares e das ciências sociais com enfoque rural. Esta é a primeira vez em que uma tese do PPGExR é agraciada com esse prestigiado prêmio.

Janaina Betto fez história ao se tornar a primeira mulher pesquisadora a receber essa distinção. Sua tese, intitulada “Presença, Chamado, Reflorestar: criações políticas da marcha das mulheres indígenas”, foi orientada pelo professor Marcos Botton Piccin (PPGExR/UFSM) e co-orientada pela professora Luiza Dias Flores (PPGAS/UFAM). A pesquisa apresenta uma descrição etnográfica detalhada da Marcha das Mulheres Indígenas, nas edições de 2019 e 2021.

Essas pesquisas são essenciais para a construção de reflexões significativas e para encontrar soluções diante das diversas crises que povos indígenas, comunidades tradicionais, quilombolas e camponeses, especialmente mulheres, enfrentam atualmente.

A Rede de Estudos Rurais, organizadora do evento, é uma associação sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro. Composta por pesquisadores dedicados ao estudo do mundo rural, a Rede visa promover o diálogo e o avanço do conhecimento nessa área, reconhecendo trabalhos excepcionais como o de Janaina Betto.

O PGExR da UFSM parabeniza Janaina Betto por essa conquista notável e celebra seu importante trabalho, que contribui significativamente para o avanço da pesquisa no campo dos estudos rurais.

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9163

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes