Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Estudo sobre teores minerais em pessegueiros é destaque em importante evento SENAFRUT

O trabalho intitulado “Teores minerais em folhas e frutos de pessegueiro submetido a doses de nitrogênio” foi reconhecido como destaque na 15ª Semana Nacional da Fruticultura (SENAFRUT), realizada em São Joaquim, Santa Catarina.

O estudo, conduzido pelo acadêmico em Agronomia Maurício Marcondes, da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de nitrogênio nos teores minerais presentes em folhas e frutos do pessegueiro da variedade “BRS Fascínio”.

Os resultados obtidos revelaram que o aumento das doses de nitrogênio resultou em elevação dos teores de nitrogênio tanto nas folhas quanto nos frutos do pessegueiro “BRS Fascínio”. A partir da dose de 150 kg/ha de nitrogênio, os teores foliares foram considerados adequados. Além disso, na dose de 126,3 kg/ha de nitrogênio, foi obtido o máximo teor foliar de nitrogênio.

O estudo contou com a orientação do professor Leandro Hahn, renomado pesquisador da Epagri, reconhecido pela sua experiência na área de fruticultura. A pesquisa também contou com a parceria do Grupo de Estudo de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES) do CCR.

A seleção do trabalho como destaque na 15ª SENAFRUT demonstra a relevância dos resultados obtidos e a contribuição do estudo para o avanço do conhecimento na área da fruticultura. Além disso, evidencia o compromisso e a dedicação dos pesquisadores envolvidos em desenvolver estudos que beneficiem o setor agrícola.

A pesquisa sobre os teores minerais em pessegueiros é fundamental para auxiliar os produtores na tomada de decisões relacionadas à adubação e manejo nutricional das plantas, visando obter melhores produtividades e frutos de qualidade. Os resultados obtidos no estudo do acadêmico Maurício Marcondes certamente contribuirão para o avanço da fruticultura e poderão servir como base para futuros trabalhos e práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.