Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Nota de falecimento – Professor João Kaminski

Informamos, com grande pesar, que o Prof. Dr. João Kaminski, engenheiro agrônomo e professor aposentado do CCR, faleceu essa noite (22).

O velório acontece no Crematório Santa Rita, Sala A, com início às 8h e encerramento às 19h.

O professor João Kaminski, após concluir o curso de Agronomia, iniciou a carreira docente na Universidade Federal de Santa Maria em 1967 e atuou durante mais de 40 anos no Departamento de Solos e como professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFSM.

Concluiu seu mestrado na UFRGS e doutorado na USP/ESALQ. Atuou em inúmeros cargos de direção na instituição, sendo assessor do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Depois da sua aposentadoria na UFSM, além de permanecer como professor colaborador na instituição, também foi professor na Universidade Franciscana em Santa Maria.

Ao longo da sua trajetória, como orientador, professor e pesquisador, realizou destacadas contribuições à Ciência do Solo, especialmente em temas relacionados à Química e Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Contaminação Ambiental.

Orientou um grande número de alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e supervisionou Pós-Doutorandos. Participou e coordenou projetos em redes de pesquisa em nível regional e nacional. Esteve ativamente envolvido em ações do Núcleo Regional Sul da SBCS, da Rede de Laboratórios do RS e SC e em pesquisas com grupos internacionais.

O seu destacado trabalho foi reconhecido em várias premiações e seus orientados estão presentes atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa.

O Departamento de Solos, o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e o Centro de Ciências Rurais da UFSM prestam homenagens ao legado de grande valor que o professor João Kaminski agora nos deixa.