O Dia de Campo com a temática “Sustentabilidade e lucratividade no sistema de produção de soja” foi realizado em 22 de março no município de Brejo (Maranhão) e representou um momento importante de divulgação, debate e construção de conhecimentos da área.
Organizado pelas equipes da UFMA, da UFSM, Equipe FieldCrops, Fazenda Barbosa e ICL América do Sul, o evento contou com a participação de 158 inscritos.
Destes inscritos, em sua grande maioria foi composta por representantes de fazendas de grãos, não só do Maranhão, mas também do Mato Grosso. Apoiaram o evento: Aprosoja MA, UFMA, EMBRAPA, CREA/MA, Comitê de Desenvolvimento Rural da Microrregião de Chapadinha, GIZ, IPAM, AGED, REDE ILPF, CSF, AGROPLUS, ABIOVE, CARGILL, AEAMA, SEDEPE, SAGRIMA, SEFAZ entre outras empresas privadas.
A Equipe FieldCrops da UFSM buscou na oportunidade transmitir os principais conhecimentos gerados em lavouras, não só do Maranhão, mas de todo o Brasil, de forma que os participantes possam ampliar a produtividade de suas lavouras e também a sustentabilidade e lucratividade do Agro brasileiro em geral, destaca o professor Gregori Ferrão da UFMA. O professor Alencar Zanon, do CCR, que liderou a estação do Soybean Money Maker, destacou a participação de um número expressivo de produtores rurais.
Já o Workshop de Ecofisiologia da Produção & Nutrição ocorreu na Universidade Federal do Maranhão, campus de Chapadinha, no mesmo dia e novamente reuniu um grande número de participantes interessados em fisiologia vegetal.
Participaram do evento o AgroPlus, a Embrapa Meio Norte, a Equipe FieldCrops da UFMA e da UFSM e também a ICL América do Sul.
O professor Alencar Zanon realizou palestra no evento falando sobre o potencial de produtividade da soja na América.