Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

É HORA DE REFLETIR E SE MOBILIZAR!

Todos vivemos o ano de 2016 como uma voragem de acontecimentos sociopolíticos e econômicos que impulisonaram nosso país a uma das maiores crises de sua História. Diante desse contexto, os setores ligados à educação e aos serviços públicos, tendo em seu bojo a universidade, não podem deixar de se posicionar, denuciando o desmonte de toda uma história de serviços prestados em prol da formação pessoal e profissional dos cidadãos brasileiros.

Medidas como a Proposta de Emenda Constitucional nº 55 (em tramitação no Senado Federal) desmantelam direitos há muito conquistados pela população, atingindo setores fundamentais como os da educação e saúde. Mais ainda, desvalorizam o servidor público, escarnecendo de seu papel privilegiado enquanto garante da prestação de atendimento qualificado àqueles que dependem dos seus serviços.Contra esse desmonte e desvalorização é que lutam, alinhados, os diversos segmentos da universidade – docentes, discentes e técnicos administrativos. É por isso que estão aí as paralisações e ocupações, instaurando-se como uma forma de protesto legítimo diante da imposição de leis sobre as quais a sociedade sequer foi consultada. Luta-se sim, mas com respeito a todos e com bases argumentativas fortes, pois é uma luta justa e digna de todos que vêm se esforçando em construir dia a dia um páis melhor para todos.

Nessa perspectiva, a Unidade de Apoio Pedagógico e Programa Socioambiental Multicentros não podem se eximir de prestar sua colaboração. Ao longo do ano, vimos promovendo diversos eventos com destaque ao debate sobre a atual conjuntura, instigando a conscientização e compromisso de cada um. Agora, nas vésperas da votação da PEC 55, em prol da reflexão e agregar de forças de nossa instituição, suspendemos nossos eventos de final de ano, convidando todos a se integrarem às programações de suas unidades e segmentos, muitas das quais têm contemplado a informação e encaminhamentos sobre a situação em que estamos insertos.

Confira as propostas de debates, aulas públicas, plenárias e manifestações de rua. Mobilize-se e faça a sua parte enquanto membro da comunidade acadêmica, lembrando que estar aqui é mais do que garantir seus próprios interesses, mas sobretudo lutar para que as gerações futuras continuem usufruindo de uma universidade gratuita e de qualidade.

Registrado em UAP