No último dia 21, Léon Etienne Parent assinou contrato como professor visitante estrangeiro com a UFSM, com lotação no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS). Parent recentemente se aposentou na Université Laval, em Quebec, Canadá, e é uma das maiores autoridades mundiais em modelagem de nutrientes em plantas.
Ele foi o principal responsável pelo desenvolvimento do software CND (Diagnose da Composição Nutricional), que permite a estimativa de excessos e deficiências de nutrientes em cultivos, especialmente frutíferas. Vários locais do mundo adaptam este software para diferentes culturas. No Brasil, professores do PPGCS-UFSM, da Unesp, Embrapa Uva e Vinho e Universidade de Laval são proprietários do CND-Uva, utilizado por produtores para controlar suas lavouras.
Professores Gustavo Bruneto, Ricardo Dalmolin (coordenador do PPGCS), Leon Parent e Sandro Giacomini
Durante sua permanência no PPGCS, Parent se envolverá com maior intensidade em pesquisas relacionadas à fertilidade de solos e nutrição mineral de plantas, com destaque para as frutíferas, no sentido de racionalizar o processo de adubação, com diminuição de custos e aumento de produtividade. Também ministrará disciplinas(em inglês) e orientará estudantes de mestrado e doutorado, contribuindo para a qualidade da formação de alunos e das pesquisas com nutrição mineral de plantas, impactando positivamente a economia regional e nacional, além dos parâmetros sociais e ambientais.
A avaliação da coordenação do PPGCS é de que, com a chegada do professor, o programa ganha expressão no processo de internacionalização proposto pela Capes para os programas de excelência.