Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

TED/UFSM e NEP TERRA atuam em Quilombo Casca em mutirão de reconhecimento de famílias quilombolas no PNRA



A equipe de tutores do Termo de Execução Descentralizada da UFSM e os bolsistas do NEP TERRA – Núcleo de Extensão e Pesquisa em Territorialidade, Extensão Rural e Reforma Agráriaestiveram, nos dias 12 e 13 de novembro, realizando uma importante ação no Quilombo Casca, localizado no município de Mostardas, no litoral gaúcho.

A atividade fez parte do Mutirão de Reconhecimento de Famílias Quilombolas, promovido pela Superintendência do Incra no Rio Grande do Sul, que visa cadastrar famílias quilombolas e reconhecê-las no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). A iniciativa, inédita no estado, busca atender mais de 100 famílias da comunidade, promovendo inclusão e garantindo direitos às famílias quilombolas.

Reconhecimento e impacto positivo

Luis Lopes da Rosa, presidente da associação de moradores do Quilombo Casca, destacou o impacto positivo da ação: “Nossa comunidade está feliz com a presença dessas equipes. O Incra é um órgão que já esteve na comunidade e sempre foi bem recebido. Hoje, a equipe que está fazendo o trabalho de cadastro está interagindo muito bem com as famílias, estão fazendo um trabalho muito bem organizado.”

Apoio contínuo

A equipe do TED/UFSM e do NEP TERRA permaneceram atuando no local por dois dias, oferecendo suporte para a operação da Plataforma de Governança Territorial (PGT), ferramenta essencial para o cadastro e organização territorial das comunidades atendidas.

A ação reflete o compromisso da UFSM com iniciativas que promovem justiça social e fortalecimento das comunidades quilombolas no estado.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-10918

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes