Na tarde do dia 16 de outubro, ocorreu no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM a 2ª Tarde de Campo da Coleção Forrageira, um evento que reuniu técnicos da Emater (Regional de Santa Maria) e produtores rurais da região. Coordenado pela professora Juliana Medianeira Machado e pelo professor Arthur Bettencourt, do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Rurais, pelo professor Rafael Venturini, do Colégio Politécnico, e pela professora Paula Montagner, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Ciências da Saúde, o evento teve como objetivo apresentar resultados de pesquisas relacionadas à produção de forragens na região Sul do país.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os avanços obtidos ao longo do ano em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculados à Coleção Forrageira, com destaque para as apresentações conduzidas por alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da UFSM, que atuam diretamente nas pesquisas.
Além das demonstrações práticas, um dos momentos de maior relevância foi o lançamento de um folder intitulado “Planejamento de Pastagens”, contendo recomendações baseadas nos resultados dos projetos para diversas espécies forrageiras usadas na região. O material foi desenvolvido com o intuito de auxiliar técnicos e produtores no manejo sustentável e eficiente das pastagens, contribuindo para o aumento da produtividade e da sustentabilidade na pecuária local.
O evento reforçou a importância da integração entre academia, assistência técnica e produtores, visando o desenvolvimento de soluções práticas e científicas que beneficiem o setor agropecuário regional.