Hoje, dia 10 de dezembro, às 15 horas, o Jardim Botânico da UFSM recebe a abertura da exposição Tecendo Santa Maria. A mostra, que ficará em exibição até o dia 15 de dezembro, é fruto do trabalho colaborativo de diferentes projetos e laboratórios da UFSM, unindo arte, design e tradição.
Com curadoria da professora Cristina Landerdahl, a exposição é uma realização conjunta dos projetos Ateliê de Tecelagem, coordenado pela professora Ana Gabriela de Freitas Saccol (Departamento de Zootecnia), e do projeto de extensão Design e Território, coordenado pela professora Carolina Iuva de Mello (Departamento de Desenho Industrial). Ambos os projetos foram desenvolvidos no âmbito do Laboratório da Lã (LabLã), sob a coordenação da servidora Simone de David Antônio, também do Departamento de Zootecnia da UFSM.
Com o argumento curatorial conectando pessoas e entrelaçando saberes, as obras expostas utilizam lã para representar elementos do Distrito Criativo Centro-Gare, valorizando o saber artesanal e o patrimônio cultural de Santa Maria.
Entre as artistas que irão expor estão:
- Camila Saccol Fros
- Marlene Lovatto
- Mirian Guarienti
- Mirian Shalemberg
- Rosangela Possamei
- Simone de David Antônio
A comunidade acadêmica e o público geral estão convidados a prestigiar a exposição e explorar a conexão entre o saber tradicional e o contemporâneo, destacando a relevância do trabalho manual e do patrimônio cultural na identidade da nossa cidade.
No dia 15 de dezembro, durante o Viva o Campus, será oferecida uma Oficina de Feltragem Seca, também no Jardim Botânico, que ocorrerá das 16h às 18h. Mais informações no Instagram do LabLã.