Hoje (05), a Turma pioneira do Curso de Zootecnia da UFSM, formada no ano de 1974, reuniu-se no Hall do Prédio 42 do Centro de Ciências Rurais para um evento especial em celebração aos seus 50 anos de formatura. A ocasião contou com o descerramento de uma placa comemorativa, marcando meio século de contribuição dos egressos ao desenvolvimento da Zootecnia.
O encontro foi marcado por conversas animadas, lembranças emocionantes e discursos afetuosos, destacando não apenas as memórias construídas durante os anos de graduação, mas também a responsabilidade profissional que os integrantes da turma sempre demonstraram em suas carreiras, muitas delas ativas até hoje. Ficou evidente, ainda, o profundo amor pelo curso de Zootecnia, que continua a inspirar e guiar a vida dos egressos.
A celebração contou com a presença do professor homenageado da turma, João Carlos Gauer da Silveira, que foi recebido com carinho e admiração pelos ex-alunos. Representantes da turma proferiram discursos: professor Sílvio Lengler, docente aposentado do Departamento de Zootecnia e Zootecnista Claudionor Moreira do Canto. Estiveram presentes também o atual coordenador do curso, professor Gerson Guarez Garcia, o chefe do Departamento de Zootecnia, professor Luiz Ângelo Damian Pizzuti, o diretor do CCR, professor Alessandro Dal’Col Lúcio, a vice-Diretora do CCR, professora Fernanda Silveira Flores Vogel e a vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime.
O evento reforçou o vínculo duradouro entre os egressos e a universidade, celebrando cinco décadas de histórias, realizações e o impacto positivo da formação em Zootecnia. Os participantes reafirmaram seu compromisso com a profissão e a importância de manter viva a conexão com a UFSM, fortalecendo a tradição e o futuro da Zootecnia.