No dia 3 de dezembro ocorreu no CCR o evento Protagonismo das Mulheres Rurais, que reuniu mulheres do meio rural para debater a liderança feminina no campo. A programação do evento mesclou momentos de aprendizado, inspiração e cultura, reforçando a importância das mulheres como agentes transformadoras no setor rural.
A manhã começou com um acolhedor café colonial e networking, embalado pela participação especial da gaiteira Karoline Longo, do DTG Noel Guarany, nesta ocasião foi servido acarajé e expostos trabalhos artesanais das agricultoras de Agudo e Restinga Seca, criando um ambiente descontraído para troca de experiências. Destaque da programação matutina, a palestra de Quelen Braido, intitulada “A Força e a Importância das Mulheres na Liderança”, abordou o impacto das lideranças femininas na transformação social e no fortalecimento das comunidades rurais.
No período da tarde, três palestras inspiradoras marcaram o evento:
- Cláudia Bernardini trouxe reflexões sobre “As Diversas Nuances do Protagonismo Feminino no Rural”.
- Mara Dumke compartilhou sua trajetória emocionante na palestra “Minha História te Inspira”.
- Débora Lipke Neu fez o relato realista de sua caminhada em “Uma História de Sucesso. Ou não?”.
Durante a tarde, teve a mesa de debates, moderada pela professora Daiane Vargas, do Departamento de Extensão Rural, que promoveu um rico diálogo sobre os desafios e as conquistas das mulheres rurais. Para encerrar com chave de ouro, um animado café de encerramento que contou novamente com a apresentação cultural do DTG Noel Guarany, celebrando a identidade e a cultura do campo.
O evento foi promovido pelo Departamento de Extensão Rural e pelo Curso de Agronomia e reforçou a relevância do papel das mulheres no desenvolvimento rural e evidenciou a força da liderança feminina na construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera.