Na noite de ontem (26), o Salão de Atos da Universidade Franciscana (UFN) foi palco da entrega dos selos de qualidade higiênico-sanitária para estabelecimentos de serviços de alimentação de Santa Maria. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito municipal Jorge Pozzobon, a reitora da UFN, Irmã Irani Rupolo, a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria, professora Martha Adaime, e o diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM, professor Alessandro Dal’Col Lúcio.
A solenidade foi promovida pelo projeto de categorização de serviços de alimentação da UFN, onde consta como instituição parceira a UFSM, visto que o projeto de pesquisa tem origem na nossa universidade.
A solenidade também destacou a parceria da professora Neila Richards com sua orientanda de doutorado Patrícia Scheffer, que liderou o projeto e que é acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM, juntamente com a coorientadora – professora Ana Lúcia Saccol, da UFN.
A pesquisa de Patrícia resultou na criação do projeto de categorização dos serviços de alimentação da região central do Rio Grande do Sul – Categoriza Brasil – culminando na entrega de 46 selos de qualidade aos estabelecimentos da cidade de Santa Maria que atenderam aos rigorosos critérios avaliados durante as inspeções. Outros municípios já tiveram suas entregas de selos, totalizando 86 selos até o momento, pode conferir todas as entregas de selos de qualidade clicando aqui.
Esse projeto inovador, que integra pesquisa acadêmica e impacto social, foi financiado pelo programa Inova RS, do governo estadual, e reflete o compromisso das instituições envolvidas com a segurança dos alimentos e a promoção de padrões de qualidade no setor de alimentação.
Algumas empresas do ramo, que atuam dentro da UFSM, participaram da categorização, são elas:
- Restaurante Universitário: recebeu o selo A
- Restaurante Oliveira: recebeu o selo B
- Cosmopolita: recebeu o selo A
- Ponto 20: recebeu o selo B
- Oba!: recebeu o selo C
Durante o evento, os estabelecimentos agraciados foram reconhecidos pelo esforço em atender às normas de higiene e boas práticas sanitárias, contribuindo para o fortalecimento da confiança dos consumidores e para a valorização da economia local.