Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores do GEPED da UFSM participam da XV RCC, explorando solos das várzeas do Rio Amazonas



Os professores Fabrício Pedron, Ricardo Dalmolin e Jean Bueno, membros do Grupo de Estudos em Pedometria (GEPED) da UFSM, estiveram imersos na XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC), evento de destaque que reuniu especialistas na área de pedologia. A equipe estudou os solos das várzeas ao longo do médio rio Amazonas, percorrendo um trajeto que se estende desde Manaus, AM, até Santarém, PA, entre os dias 18 e 25 de outubro.

Com duração de oito dias, o evento proporcionou uma experiência de campo singular, pois grande parte das atividades ocorreu a bordo de embarcações pelo rio Amazonas. Essa jornada permite uma análise detalhada dos solos de várzea, fundamentais para compreender melhor os processos de formação, classificação e correlação dos solos da região amazônica, que desempenham papel crucial no equilíbrio ambiental e na biodiversidade local.

Cada evento é uma oportunidade única para agrupar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo, promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite, também, o contato direto dos profissionais com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola e ampliação dos conhecimentos sobre gênese, manejo e conservação dos solos.

A participação dos professores do GEPED da UFSM reforça o compromisso da universidade em contribuir para o avanço científico na área de ciências do solo, promovendo trocas de conhecimento e colaborando com outros pesquisadores no estudo dos ecossistemas amazônicos.

Se quiser saber mais sobre as RCC e objetivos deste evento clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-10774

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes