Os professores Fabrício Pedron, Ricardo Dalmolin e Jean Bueno, membros do Grupo de Estudos em Pedometria (GEPED) da UFSM, estiveram imersos na XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC), evento de destaque que reuniu especialistas na área de pedologia. A equipe estudou os solos das várzeas ao longo do médio rio Amazonas, percorrendo um trajeto que se estende desde Manaus, AM, até Santarém, PA, entre os dias 18 e 25 de outubro.
Com duração de oito dias, o evento proporcionou uma experiência de campo singular, pois grande parte das atividades ocorreu a bordo de embarcações pelo rio Amazonas. Essa jornada permite uma análise detalhada dos solos de várzea, fundamentais para compreender melhor os processos de formação, classificação e correlação dos solos da região amazônica, que desempenham papel crucial no equilíbrio ambiental e na biodiversidade local.
Cada evento é uma oportunidade única para agrupar especialistas, professores, pesquisadores e estudantes que atuam na área de Pedologia e Ciência do Solo, promovendo maior interação e ampliando a comunicação interpessoal e institucional. Permite, também, o contato direto dos profissionais com ambientes distintos de sua realidade, contribuindo para o aprendizado na avaliação de vulnerabilidades e potencialidades para uso agrícola e ampliação dos conhecimentos sobre gênese, manejo e conservação dos solos.
A participação dos professores do GEPED da UFSM reforça o compromisso da universidade em contribuir para o avanço científico na área de ciências do solo, promovendo trocas de conhecimento e colaborando com outros pesquisadores no estudo dos ecossistemas amazônicos.
Se quiser saber mais sobre as RCC e objetivos deste evento clique aqui.