Entre os dias 16 e 18 de outubro, o professor Alencar Zanon e o mestrando em Agronomia Marcos Dalla Nora, da UFSM, juntamente com o pesquisador Leandro do Prado Ribeiro, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), realizaram visitas a diversas lavouras de trigo no estado de Santa Catarina. As propriedades visitadas integram o projeto “Potencial e lacunas de produtividade do sistema de produção com trigo em Santa Catarina”, cujo objetivo é identificar o potencial de produtividade e os fatores que limitam o rendimento nas diversas regiões do estado.
Durante as visitas, os pesquisadores puderam coletar informações práticas e observar de perto as técnicas de manejo empregadas pelos produtores. Isso permitiu uma análise detalhada dos fatores que influenciam a produtividade, como clima, solo e práticas de cultivo. As observações em campo são essenciais para validar o modelo Ceres-Wheat, que está sendo testado em experimentos com as principais cultivares de trigo semeadas em Santa Catarina, sob a coordenação dos pesquisadores da EPAGRI, Wordel e Leandro do Prado Ribeiro.
O projeto também tem como meta quantificar perdas de produtividade causadas por erros de manejo e identificar os principais problemas que reduzem o rendimento das lavouras de trigo. Com a conclusão da pesquisa, espera-se reunir dados de mais de 2400 lavouras em Santa Catarina, resultado do acompanhamento dos extensionistas da EPAGRI e das cooperativas COPÉRDIA, COPERALFA e COPERCAMPOS.
Essa abordagem visa aumentar a produtividade e a lucratividade dos produtores de trigo, promovendo práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, com o mínimo impacto ambiental.