A Professora Neila Richards, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) representou o Brasil no 19º Concurso Nacional de Queijos, realizado no Uruguai. Além de atuar como presidente da Associação Gaúcha de Laticínios e Laticinistas (AGL), a docente desempenha um papel importante na promoção da qualidade e inovação no setor de laticínios no Rio Grande do Sul.
Reconhecida internacionalmente, a professora Neila é bolsista de produtividade do CNPq e integra comissões de grande importância, como a ISO (W26) e o Conselho Mundial de Doce de Leite (CMDD), participando de iniciativas que visam à padronização e desenvolvimento da indústria de laticínios.
No concurso, que acontece a cada dois anos, a professora fez parte da equipe de jurados internacionais responsáveis pela avaliação de queijos em categorias tradicionais, como Colônia, Emmental, Gruyere e Maasdam, além de inovações no segmento. Sua participação trouxe visibilidade para o Brasil e reforçou a importância da troca de experiências entre os países da região.