O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFSM participou do IV Congreso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos (CIIAL 2024), realizado no período de 4 a 6 de setembro em Montevideo (Uruguai).
O congresso, realizado pela Asociación de Ingenieros Alimentarios del Uruguay (AIALU), reuniu pesquisadores ibero-americanos e representantes de indústrias do setor de alimentos, para discutir os avanços científicos no tema “Ingeniería y tecnología en el procesamiento de alimentos: desafíos en nutrición, inocuidad y sustentabilidad”.
A professora Tatiana Emanuelli, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, integrou o Comitê Científico do evento e ministrou a conferência intitulada “Compostos fenólicos (CF) da dieta: atenção para as diferenças entre os estudos in vitro e estudos em humanos – O Impacto da microbiota intestinal na biodisponibilidade e bioatividade dos (CF).”
Os professores Eduardo Jacob-Lopes e Leila Zepka, que também são orientadores junto ao PPGCTA, apresentaram suas pesquisas no evento.
Além disso, a aluna de doutorado Camila Monteiro, atualmente em mobilidade AUGM na UDELAR, teve um dos seus trabalhos selecionado para apresentação oral. O evento permitiu fortalecer e ampliar as colaborações do PPGCTA com a UDELAR, além de oportunizar a prospecção de colaborações com pesquisadores da Argentina, México, Colômbia e Espanha.
Esta ação reforça a internacionalização do Programa de Pós-Graduação e também integra o projeto CAPES/PrInt da UFSM no tema Saúde Única, subprojeto Estratégias farmacológicas e nutricionais para promoção da saúde.