Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Lançada a terceira edição do livro Rice Money Maker, com novas recomendações técnicas para a cultura do arroz

A intensificação dos sistemas agroalimentares é o caminho para acabar com a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição em todas as suas formas. Esse é o nosso desafio: produzir mais alimentos, aumentar a segurança alimentar e preservar a natureza. Nesse contexto, foi idealizado o Rice Money Maker (RMM): um esforço entre produtores, universidades e empresas privadas com o objetivo de gerar informações com base em dados, de forma transparente e imparcial para revolucionar o manejo das lavouras de arroz na América Latina.

O RMM iniciou em 2021 com a participação de 14 lavouras localizadas na Argentina, Brasil e Uruguai, logo em 2022, expandiu também para o Paraguai. Na 3ª edição, no ano 2023, contou com 31 lavouras nesses 4 países, os quais se destacam na produção orizícola fora do continente asiático. As informações de cada lavoura são processadas com ferramentas e modelos matemáticos validados pela comunidade científica, gerando parâmetros e indicadores econômicos, ambientais e sociais. Através da metodologia Rice Money Maker, é possível identificar as lavouras sustentáveis e gerar um índice de sustentabilidade com critérios técnico-científicos.

O objetivo do Rice Money Maker é identificar as práticas de manejo que permitem os produtores elevar o índice de sustentabilidade da lavoura, maximizando o lucro, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a eficiência produtiva. Neste livro são apresentados os resultados da 3ª edição do Rice Money Maker, que foram caracterizadas através do seu índice de sustentabilidade.  O Professor Alencar Zanon comenta que este projeto liderado pela UFSM é o maior projeto de produção sustentável de arroz na América Latina e que alunos de mestrado e doutorado do PPGEA e PPGAGRO da UFSM realizam suas dissertações e teses com base nos dados gerados nesse projeto, conciliando assim, o avanço da ciência e atendendo as demandas dos produtores de arroz.

O e-book está disponível na página da Equipe FieldCrops clicando aqui.