O Laboratório de Nematologia da UFSM, representado pelo Grupo de Pesquisa em Nematologia Agrícola e também pelo MBio – Grupo de Manejo Biológico em Fitopatologia da UFSM, está marcando presença no 39º Congresso Brasileiro de Nematologia, que ocorre em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento, que se iniciou no dia 1° de setembro e se encerra amanhã, dia 5 de setembro, reúne especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país para discutir os avanços e desafios na área de nematologia.
Durante o congresso, os grupos da UFSM, que são liderados pelos professores Júlio Carlos Pereira da Silva e Jansen Rodrigo Pereira Santos, apresentam pesquisas relevantes sobre o manejo sustentável de nematoides em culturas agrícolas, abordando inovações que podem contribuir para a redução de perdas na produção e a melhoria da saúde dos solos. Os membros dos grupos também participaram de palestras e mesas-redondas, onde tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e trocar conhecimentos com outros profissionais da área.
A participação no evento reforça o compromisso do Laboratório de Nematologia da UFSM com a pesquisa de excelência e a disseminação de conhecimentos que visam a melhoria das práticas agrícolas no Brasil. O congresso é considerado um dos mais importantes do país no campo da nematologia, sendo uma plataforma essencial para a atualização científica e o fortalecimento das redes de colaboração entre instituições de pesquisa.