Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recomendações da Equipe FieldCrops sobre a influência da temperatura no desenvolvimento do arroz consta em livro lançado



Livro lançado pela equipe FieldCrops – “Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades”

A equipe FieldCrops apresenta recomendações importantes para otimizar o cultivo de arroz com base na compreensão dos efeitos da temperatura, entre outros aspectos, no livro lançado “Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades”. A equipe compartilhou algumas dicas sobre temperatura na produção arrozeira, e como este fator desempenha um papel determinante no desenvolvimento do arroz, influenciando diretamente a velocidade das reações e atividades biofísicas e bioquímicas das plantas. Altas temperaturas podem atuar como catalisadores, acelerando esses processos, enquanto temperaturas baixas podem desacelerá-los. 

Temperaturas e Desenvolvimento do Arroz

Germinação e Emergência

Após a semeadura, a temperatura do solo é determinante para a velocidade de germinação e emergência das plântulas. A faixa ideal de temperatura para uma boa germinação varia entre 20 e 35 °C. Solos com temperaturas abaixo de 12 °C e acima de 35 °C prejudicam a germinação e aumentam o risco de obter plantas baixas e desuniformes.

Ciclo de Desenvolvimento

Conforme a planta se desenvolve, a temperatura do ar passa a influenciar a duração do ciclo da cultura. Durante a fase de germinação e vegetativa, a planta de arroz é mais tolerante a variações de temperatura. No entanto, na fase reprodutiva, o arroz se torna mais sensível tanto a altas quanto a baixas temperaturas.

Florescimento

O florescimento é um período crítico para o arroz, sendo altamente sensível a temperaturas extremas. Temperaturas acima de 35 °C por três ou mais dias podem aumentar a esterilidade das espiguetas. Da mesma forma, temperaturas abaixo de 17 °C durante este período também podem ser prejudiciais.

Regiões e Desafios

Início da floração

Em regiões subtropicais, como o Sul do Rio Grande do Sul, Brasil, as perdas por frio são comuns devido à entrada de massas de ar frio. Já nas regiões tropicais, o potencial produtivo é menor devido às altas temperaturas noturnas e à maior taxa de respiração das plantas.

Para mais informações detalhadas sobre como otimizar a produção de arroz, considerando fatores como a temperatura, a equipe FieldCrops recomenda a leitura do livro “Ecofisiologia do Arroz Visando Altas Produtividades”. Entre em contato com a Equipe FieldCrops pelo Instagram para adquirir o livro e também para receber mais dicas e informações.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-10309

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes