No dia 09 de julho, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas da UFSM (NEPRADE) marcou presença na V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, durante a sessão simultânea intitulada “Planos de ação territorial nos biomas cerrado, mata atlântica e pampa: integrando restauração e conservação em um grande esforço nacional”.
Na ocasião, a engenheira florestal Betina Camargo, representando o NEPRADE-UFSM, e a bióloga Joana Bassi, da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA-RS), apresentaram os objetivos e os resultados alcançados pelo projeto “Restauração de habitats e conservação de espécies ameaçadas”. Este projeto faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT) para a conservação de espécies ameaçadas na Campanha Sul e Serra do Sudeste, regiões de grande importância ecológica no estado.
O projeto, que visa a restauração de habitats e a conservação de espécies ameaçadas, conta com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e é financiado por meio de recursos de Reposição Florestal Obrigatória da Neoenergia, aprovados pela Comissão da SEMA-RS. Durante a apresentação, Betina Camargo e Joana Bassi destacaram os esforços conjuntos e os avanços significativos obtidos na recuperação de áreas degradadas e na proteção de espécies em risco de extinção.
O evento foi uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer parcerias com outras iniciativas de restauração ecológica em diferentes biomas do Brasil, promovendo a troca de conhecimentos e estratégias eficazes para a conservação ambiental.
Para acompanhar estas ações visite as instituições pelo Instagram: NEPRADE e PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste.