Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Equipe FieldCrops, Universidade de Nebraska e FLAR lideram Workshop sobre arroz em Conferência Internacional

Na última semana, o professor da UFSM – Alencar Zanon, consultor do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (FLAR), e a aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomía e pesquisadora visitante do FLAR, Camille Flores, participaram na XIV Conferencia Internacional de Arroz para América Latina e Caribe, que ocorreu na Cidade do Panamá de 10 a 14 de junho de 2024.

Na oportunidade, foram apresentados dados do Campeonato Rice Money Maker, o qual faz parte da tese de doutorado da aluna, além de resultados obtidos em sistemas de rotação arroz-soja em projetos desenvolvidos na Colombia e na Venezuela, bem como um Workshop de Potencial e Lacunas de rendimento de arroz, com representantes de diferentes países da América Latina e Caribe.

Juntamente ao Fundo Latinoamericano para arroz irrigado, a Universidade Federal de Santa Maria pôde compartilhar as experiências que vem tendo com a produção sustentável de arroz, através da análise de dados de lavouras no Mercosul. Assim como, o avanço da soja no sistema de produção de arroz na Argentina, Brasil, Uruguai, Colombia e Venezuela.

Com a Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, foi apresentado o Projeto Global Yield Gap Atlas com o objetivo de compartilhar os potenciais e as lacunas de rendimento na cultura do arroz, em diferentes países, e fomentar a formação de um grupo com pesquisadores e técnicos, para levar o projeto a todos países da América Latina.

O professor Zanon comenta que os resultados desses três projetos contribuíram para a formação de recursos humanos de graduação em Agronomia e de mestrado e doutorado do PPGEA e PPGAGRO da UFSM de alta qualidade.

Além disso, permite que o conhecimento gerado na UFSM possa chegar diferentes países da América Latina, contribuido para a produção sustentável de alimentos da agricultura latinoamericana.

Para mais informações acesse o site da Equipe FieldCrops.