Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Workshop de Categorização 2024: fortalecendo a qualidade dos serviços de alimentação

Patrícia Scheffer, professora Neila Richards (DTCA/CCR) e professora Ana Saccol (UFN)
No dia 17 de abril, o LabCriativo sediou o Workshop de Categorização dos Serviços de Alimentação. Este evento teve como principal objetivo proporcionar um ambiente favorável à troca de experiências e ao desenvolvimento de redes de contatos profissionais.

O Workshop foi projetado para facilitar a conexão e a troca de experiências entre todos os participantes envolvidos no processo de categorização. Participaram do evento autoridades sanitárias municipais, empresários do setor de alimentação, empresas especializadas em serviços, universidades e estudantes.

A iniciativa de Categorização está em fase de implementação em 10 municípios da região central do Rio Grande do Sul, e 86 serviços de alimentação estão em processo de obtenção de um selo de qualidade sanitária. Esse movimento é resultado de um projeto de doutorado da nutricionista Patrícia Scheffer, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria sob a orientação da professora Neila Richards (DTCA/CCR) e a coorientação da professora Ana Saccol, da Universidade Franciscana.

O projeto também engaja estudantes de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Inspirando-se no sucesso da Categorização em 2019, as autoridades sanitárias do município de Macaé, no Rio de Janeiro, iniciaram a implementação do projeto. Estiveram presentes no evento as autoridades sanitárias do estado do Rio de Janeiro, Jacqueline Hosken, e da cidade de Macaé, Hélio Porto.

O evento também foi marcado pelo lançamento do APP CATEGORIZA 2024, desenvolvido e atualizado pelo professor Enio Giotto (DER/CCR). De acordo com a doutoranda Patrícia Scheffer, “O APP CATEGORIZA representa um grande avanço para o processo de Categorização, beneficiando todos os envolvidos ao tornar as inspeções mais transparentes e acessíveis para os consumidores”.