Na edição de 2024 da Expoagro Afubra, ocorrida semana passada em Rio Pardo (RS), que se caracteriza por ser um evento de destaque que reúne as mais recentes inovações e tendências do setor agrícola, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFSM deixaram sua marca com contribuições notáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Greici C. Uliana, Larissa S. Nunes e Matheus A.P. Pedroso, sob a orientação da professora Neila Richards, líder do grupo de pesquisa “Tecnologia de Lácteos Especiais” do CNPq, apresentaram projetos que demonstram como a inovação pode ser aplicada para atender aos objetivos globais. O queijo desenvolvido pela pesquisa e a geleia com o claim de aproveitamento integral de alimentos não apenas prometem encantar os paladares, mas também refletem um compromisso profundo com a redução do desperdício alimentar (ODS 12), promovendo práticas de produção mais sustentáveis.
Além disso, a distribuição de folders sobre os conceitos de Boas Práticas de Manipulação em Alimentos (BPM) vai além da promoção da segurança alimentar, contribuindo diretamente para o ODS 3, ao garantir alimentos mais seguros e saudáveis para a população. Essa ação educativa reflete a importância da informação e da conscientização na promoção da saúde e do bem-estar.
Essas ações fazem parte do projeto Geoprodotto e do Programa Prodotti Alimentari, ambos coordenados pela professora Neila, que visam não apenas o desenvolvimento de produtos alimentares inovadores, mas também a implementação de práticas sustentáveis na cadeia produtiva. Essa abordagem está diretamente alinhada ao ODS 2, ao buscar soluções que promovam a agricultura sustentável e combatam a fome através de métodos de produção que respeitam o meio ambiente e garantem a segurança alimentar.
A participação dos estudantes do PPGCTA na EXPOAGRO 2024 exemplifica a contribuição vital da academia para os desafios globais, demonstrando que é possível integrar qualidade, inovação e responsabilidade ambiental. Por meio da pesquisa, inovação e extensão, o grupo que representou a Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Expoagro Afubra não apenas atende às demandas do consumidor moderno por produtos de alta qualidade e sustentáveis, mas também contribui significativamente para os esforços globais de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo um futuro mais saudável e sustentável para todos.