Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GEPACES recebe pesquisadores para projeto de inovação em fertilizantes



O Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos da UFSM recebeu, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, dois pesquisadores: Dr. Caio de Teves Inácio, da Embrapa Solos e Agrobiologia e Dr. David Vilas Boas de Campos, da Embrapa Solos, ambos do Rio de Janeiro. A visita marcou um momento significativo para a pesquisa e inovação na área de fertilizantes no sul do Brasil.

O GEPACES, coordenado pelo professor Gustavo Brunetto do Departamento de Solos da UFSM, está envolvido em um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, sob a coordenação do Dr. Caio de Teves Inácio. Este projeto ambicioso tem como um dos principais objetivos a produção de Estruvita a partir de dejetos de animais, que são produzidos em grande quantidade na região Sul do Brasil. A Estruvita não só pode ser usada como fertilizante, mas também tem potencial para ser empregada na produção de fertilizante organomineral, contribuindo para práticas agrícolas sustentáveis.

No âmbito do projeto, o Grupo desempenha um papel técnico, sendo responsável pela realização de experimentos em casa de vegetação e campo. Durante a visita dos pesquisadores, foram realizadas reuniões técnicas na UFSM para discutir detalhes do projeto. Além disso, uma visita técnica foi realizada em uma propriedade local que produz resíduos de animais, proporcionando uma compreensão prática e aprofundada do processo.

A colaboração se estende além das fronteiras da UFSM, alcançando também o Campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santo Augusto (RS). O professor Lessandro de Conti, egresso do GEPACES, atualmente representa a instituição nesse projeto inovador. Estão planejados ensaios de campo na área experimental do IFFar, demonstrando o alcance e o impacto prático dessa parceria interinstitucional.

O GEPACES expressa profundo agradecimento pela colaboração frutífera que está sendo desenvolvida entre todas as instituições envolvidas. Essa colaboração não apenas impulsiona a pesquisa acadêmica, mas também promove práticas agrícolas mais sustentáveis e eficazes na região, abrindo caminho para um futuro mais verde e produtivo.

Para mais informações sobre o projeto e as atividades do GEPACES entre em contato pelo Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9156

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes