Na manhã desta sexta-feira (1º), a equipe FieldCrops da UFSM esteve em Uruguaiana, município reconhecido como o maior produtor de arroz do Brasil, para uma etapa crucial do maior campeonato de sustentabilidade de arroz das Américas, o Rice Money Maker, referente à safra 2023/24.
O Rice Money Maker tem como objetivo promover práticas agrícolas sustentáveis e reconhecer os produtores de arroz que se destacam na adoção de métodos responsáveis de cultivo. Uma das etapas essenciais deste evento é a coleta de amostras de solo em diversas regiões do Brasil, a fim de avaliar a qualidade e a saúde do solo nas áreas de produção de arroz.
A equipe FieldCrops, especializada em análise de solo e práticas agrícolas sustentáveis, trabalhou em estreita colaboração com a Gap Genética e o produtor Rafael Linhares para garantir o sucesso da terceira edição do Campeonato Rice Money Maker. A parceria entre essas entidades tem sido fundamental para impulsionar a agricultura responsável e inovadora na região.
Durante as coletas de solo, foram colhidas amostras representativas de diferentes áreas de produção de arroz em Uruguaiana. Essas amostras serão submetidas a rigorosas análises laboratoriais para avaliar a saúde do solo, a presença de nutrientes essenciais e outros parâmetros que impactam diretamente a produção de arroz de maneira sustentável.
O Campeonato Rice Money Maker não apenas reconhece os esforços dos produtores em direção à sustentabilidade, mas também promove a troca de conhecimento e melhores práticas entre os envolvidos na cadeia de produção de arroz.