Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Equipe FieldCrops coordena o maior projeto de produção sustentável de arroz da América Latina

Equipe FieldCrops junto ao produtor anfitrião Santiago Ferrés e o grande campeão em sustentabilidade Alfonso Gomez (UY)

No dia 10 de junho foi realizada a entrega de resultados e a premiação do grande campeão do maior campeonato de sustentabilidade de arroz irrigado das Américas, o Campeonato Rice Money Maker – Safra 2022/2023. O evento, que contou com a participação de produtores da Argentina, Uruguai, Paraguai e dos três maiores produtores de arroz do Brasil (RS, SC e TO), teve como destaque a coordenação da Equipe FieldCrops do CCR.

Com a necessidade de aumentar a produção de alimentos de forma vertical e sustentável, a América Latina desempenha um papel fundamental na produção de arroz. Diante disso, a Equipe FieldCrops da UFSM, em parceria com a Esalq/USP e a Universidade de Entre Rios da Argentina, realizou a segunda edição do Campeonato de Sustentabilidade Rice Money Maker.

O objetivo principal do campeonato foi identificar e incentivar práticas sustentáveis no sistema produtivo, fornecendo evidências científicas que possam auxiliar a América Latina a alcançar suas metas de produção agrícola. O diferencial do campeonato está na busca pela eficiência produtiva de cada lavoura de arroz irrigado, além de promover a interação entre produtores e técnicos e compartilhar conhecimentos e experiências entre os países participantes.

Registro de todos participantes presentes na entrega de resultados Campeonato Rice Money Maker 2ª Edição

Todas as informações e resultados gerados durante o Campeonato foram apresentados no evento e serão disponibilizados gratuitamente no E-book “O Segredo da Sustentabilidade na Lavoura de Arroz – 2ª Edição”, que estará disponível no site da Universidade Federal de Santa Maria até o final de junho de 2023. Essa iniciativa visa disseminar práticas sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento da produção de arroz de forma ambientalmente responsável na região.

O coordenador da Equipe FieldCrops da UFSM, Professor Alencar Junior Zanon, juntamente com os demais participantes e colaboradores do campeonato, expressaram sua satisfação em promover ações que visam a sustentabilidade e aprimoramento da produção de arroz na América Latina. O evento marcou um importante passo rumo a um futuro agrícola mais sustentável na região, onde a produção de alimentos é priorizada sem comprometer o meio ambiente.