Pela primeira vez, Santa Maria será sede da abertura oficial da Colheita da Noz-Pecan. A 5ª edição do evento ocorrerá nesta sexta-feira (14), na Fazenda Santa Leocádia, no distrito de Santa Flora. A produção do município é a terceira maior do Estado.
O fruto é um dos produtos naturais com forte tendência alimentar, substituindo os alimentos processados, refinados e industrializados. Uma de suas características é o alto nível das gorduras consideradas boas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de pecan no Brasil, respondendo por mais de 70% da produção nacional. Também abriga 90% das indústrias processadoras desse tipo de noz no país. O maior produtor é Cachoeira do Sul.
O objetivo da iniciativa é que Santa Maria alcance mais visibilidade por meio da cadeia produtiva deste fruto e do desenvolvimento da cultura na região de Santa Maria. O produto tem potencial de exportação e de avançar no mercado interno. De acordo com o IBPecan, a projeção da safra 2023 é de aproximadamente 7 mil toneladas de pecans em 6 mil hectares plantados. O que representa um aumento de 55% em relação ao ano passado.
O evento de abertura é uma realização do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da prefeitura de Santa Maria e do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), tendo a participação da Emater/RS Ascar.
Informações: Diário de Santa Maria.