2ª Reunião de Atualização técnica sobre calagem e adubação em frutíferas ocorreu em Caçador – SC
Publicado em . Atualizado
O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – NRS/SBCS – promoveu, de 04 a 06 de outubro de 2022, em Caçador (SC), a 2ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas. O evento foi realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) e Associação de Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC).
Mais de 300 pessoas participaram presencialmente dos três dias de evento em Caçador. O público foi composto por estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e produtores ligados ao setor frutícola. Além disso, 20 palestras técnicas foram proferidas e abordaram resultados de pesquisas sobre videira, macieira, lúpulo, maracujá, pitaya, citros, oliveiras, nogueira pecã. Temas de maior alcance também foram abordados, como perspectivas futuras da nutrição de plantas, estimativa do estado nutricional de frutíferas e eficiência no aproveitamento de fertilizantes e fertirrigação.
Mais de 65 trabalhos técnicos foram apresentados na forma de pôster, que foram publicados um livro de Anais do evento. Quatro trabalhos foram selecionados pela comissão organizadora para apresentação oral. O livro pode ser acessado clicando aqui.
Além disso, no evento foram lançados dois livros: “Atualização Técnica sobre calagem e adubação em frutíferas“ e “Contaminação de solo em pomares e vinhedos: causas, efeitos e estratégias de manejo”. Estas duas obras, junto com o livro “Atualização Técnica sobre calagem e adubação em frutíferas (da 1ª Reunião) estão sendo comercializados pelo NRS-SBCS. Convém destacar que os livros da 1 e 2ª da Reunião são complementares. Por isso, sugere-se aos interessados a aquisição dos dois materiais técnicos.
Destacamos ainda o lançamento de 04 softwares CNDs para interpretação de nutrientes em folhas de frutíferas. O evento encerrou com uma visita técnica ao packing house e pomares comerciais da Fischer Agroindustrial, localizada em Fraiburgo (SC).
Diversas Instituições foram parceiras do evento, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal Farroupilha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, entre outras.
O evento contou com o patrocínio do CREA-SC, Yara Fertilizantes, Mosaic Fertilizantes, Vinícola Aurora, Fischer Agroindustrial, Sociedade Brasileira de Fruticultura e apoio da FAPESC.
A próxima edição da Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas será realizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves (RS). A data será divulgada nas próximas semanas.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.