Você está aqui:
UFSM > CCR > Proposta de formação de Cooperativa de Produtores de Carvão Vegetal da Fronteira Centro-Oeste é articulada pela UFSM e ganha força
Proposta de formação de Cooperativa de Produtores de Carvão Vegetal da Fronteira Centro-Oeste é articulada pela UFSM e ganha força
Publicado em . Atualizado
Ocorreu ontem (10), em São Pedro do Sul, uma reunião com a Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Sr.ª Regina Hernandes, com a participação do Professor Jorge Farias e do produtor de carvão vegetal Sr. Mauro Borin, para apresentar o projeto de formação de uma Cooperativa de Produtores de Carvão Vegetal da Fronteira Centro-Oeste.
Esta proposta é resultado do projeto de pesquisa “A integração cooperativa, crédito e produção como estratégias de agregração de valor e comercialização da produção florestal em sistemas silvipastoris em propriedades familiares”, com apoio do CNPq. A proposta de formação de Cooperativa apresentada é resultado do trabalho dos Professor Jorge Farias, do Departamento de Ciências Florestais e do Professor Vitor Reisdorfer, do Curso Superior de Gestão de Cooperativas, e também conta com o apoio da Emater.
A ideia da Cooperativa está alicerçada no potencial de produção de carvão vegetal para consumo doméstico e para exportação, tendo como fornecedora de lenha a pecuária familiar através dos sistemas silvipastoris ou integração floresta-pecuária. O estudo apresentado demonstra a viabilidade técnica e financeira do projeto, o seu caráter de desenvolvimento regional e o principal motivo da reunião foi solicitar auxílio da Prefeitura de São Pedro do Sul visando disponibilizar, provisoriamente, um prédio comercial para o início das atividades da Cooperativa.
Atualmente o projeto envolve 30 produtores distribuídos em cinco municípios em torno de São pedro do Sul. O saldo da reunião foi muito positivo e foi estabelecida uma agenda positiva visando a implementação da proposta. Na opinião do Professor Jorge Farias, a UFSM tem um papel fundamental para auxiliar e promover o desenvolvimento regional, e esse projeto se constitui em um excelente exemplo de como a UFSM pode contribuir com esse propósito.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.