Todos os projetos de extensão desenvolvidos no Centro de Ciências Rurais merecem reconhecimento, alguns deles obtiveram ótimos resultados e por isso a Comissão de Extensão do CCR lançou o Destaque Extensionista CCR 2022.
Neste Edital foram premiadas duas categorias:
- Extensionista Docente e
- Extensionista Externo.
DESTAQUE EXTENSIONISTA DOCENTE
PROF.ª DR.ª NEILA SILVIA PEREIRA DOS SANTOS RICHARDS
Docente do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSM. Coordena ações de extensão voltadas a qualificar a comunidade, produtos e serviços, principalmente com ênfase no trabalho social, com a finalidade de fortalecer a função produtiva, promovendo, desta forma, o acesso à inclusão do principal ator, ou seja, os participantes/munícipes que necessitem de orientações pontuais, no processo produtivo, nas ações de inovação, na consultoria em questões de legislação, no apoio e capacitação na área de manipulação segura dos alimentos.
As ações tem o objetivo principal de estimular o resgate e a construção de histórias, instigando o caráter criativo, proativo e preventivo, aumentando suas capacidades e potencialidades, visando o enfrentamento da vulnerabilidade social. Ao longo dos anos, as ações foram orientadas conforme a demanda proposta pela comunidade, definindo ações de acordo com a situação atual, pois uma das premissas é a busca de experiências que permitam a reflexão e a apropriação do contexto social numa perspectiva ampla, com foco no trabalho interdisciplinar e diálogo, oportunizando a transformação por meio da educação.
Neste processo, há a forte inserção das mulheres, pois a sua presença é importante para a harmonia e a permanência das famílias nas pequenas cidades e no campo, pois muitas vezes elas buscam trabalho nas “cidades grandes” para evitar a lida de campo e, quando consegue trabalhar na propriedade, junto à família, a chance de melhorar a qualidade de vida é maior. Todas as ações desenvolvidas ao longo dos 15 anos vão ao encontro da promoção do ensino e aprendizagem. Várias ações promoveram a interação dialógica da Universidade com a sociedade, mas enfatiza-se a ação “Geoprodotto: valorando saberes e sabores da Quarta Colônia”, que tem melhorado a situação social e econômica dos participantes. As ações propostas estão sendo importantes na construção e projeção identitária dos produtos artesanais do território da Quarta Colônia.
Lista de algumas das ações desenvolvidas:
- Mídias digitais na informação da cadeia produtiva do leite – #leite na mídia,
- Ação de extensão voltada ao enfrentamento a COVID 19 por parte de estabelecimentos comerciais de alimentos em Santa Maria e Quarta Colônia,
- Plantas alimentícias não convencionais (panc): cultivo, identificação e usos alimentares e medicinais,
- Programa de extensão em desenvolvimento da cadeia produtiva do leite de Santa Maria,
- Geoprodotto: valorando saberes e sabores da Quarta Colônia,
- Controle de qualidade e valor nutricional dos alimentos, das matérias primas alimentares e subprodutos agroindustriais.
DESTAQUE EXTENSIONISTA EXTERNO
LUIZ ANTÔNIO LORETO (Mestre Militar)
É presidente da Associação de Moradores do Residencial Dom Ivo Lorscheiter (AMDIL), no Bairro Diácono João Luis Pozzobon. É participante do Programa de Extensão “Hortas Comunitárias em Santa Maria – Segurança alimentar e economia solidária”. Atualmente, estão implantadas em Santa Maria três hortas comunitárias:
- Horta Agroecológica Comunitária Neide Vaz,
- Horta Zilda Arns e
- Horta Cipriano da Rocha.
Duas estão em formação: Horta SUSEPE (Penitenciária Estadual de Santa Maria) e Horta Auta de Souza (Bairro Santa Marta). Merece destaque a participação do Mestre Militar na questão ambiental:
- Construção do Relógio Biológico de Plantas Medicinais, em parceria com a UBS Maringá;
- Compostagem na horta dos resíduos orgânicos das famílias envolvidas;
- Educação socioambiental das 47 crianças e adolescentes participantes das aulas de capoeira, que ministra na sede da AMDIL, pela Associação Capoeira de Rua Berimbau (onde atua como fundador e presidente);
- Recuperação de área de preservação permanente que circunda o Residencial D. Ivo, com a implantação de um sistema de agrofloresta.
Assim, a indicação da Comissão se deve ao seu ativismo social, comprometido com a educação popular, inclusão social, geração de renda por meio da economia solidária e defesa ambiental sustentável e por ser uma figura social fundamental nesse momento histórico, para a continuidade desse programa de extensão universitária da UFSM e para a constituição em Santa Maria de uma política municipal de agricultura urbana e periurbana.
A Comissão de Extensão parabeniza os extensionistas premiados e também todas as pessoas envolvidas nos projetos de extensão do CCR.