Na manhã do dia 07 de março, após a abertura oficial da Expodireto Cotrijal, foi inaugurado mais um nome na calçada da fama do agro. Trata-se do professor Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e é um profissional muito ligado ao agronegócio.
Telmo atua há 32 anos na UFSM. Trabalhou também na Embrapa e atua no projeto Aquarius, dando importantes passos para a agricultura de precisão.
Conforme o professor, a homenagem é o reconhecimento por toda uma vida dedicada a pesquisa e estudo do campo. Amado destaca a preocupação do setor com a guerra na Ucrânia e uma possível crise de fertilizantes no Brasil. De acordo com ele, o momento é de discutir alternativas e aproveitar o espaço da Expodireto para debater soluções para a próxima safra.
Lembrou que a feira tem o compromisso com a inovação, tecnologia e conhecimento para o campo. O professor destaca que o Brasil tem solo, pessoas, clima, mas o mais importante é a tecnologia para que o país desponte cada vez mais na produção mundial de alimentos.