Equipe FieldCrops da UFSM irá estimar o potencial de produtividade de soja no Paraguai
Publicado em
Durante os dias 26, 27 e 28 de maio de 2021, os integrantes da equipe e alunos de pós-graduação Anderson Haas Poersch, Camille Flores, Michel da Rocha e Paula Cardoso juntamente com o Professor Alencar Junior Zanon, visitaram as regiões Centro-Sul e Centro-Norte do Paraguai, principais regiões produtoras de soja.
O país é o quinto produtor mundial de soja com uma área cultivada de 3 milhões de hectares e continua em plena expansão. O principal objetivo da visita foi caracterizar o sistema produtivo paraguaio e identificar o potencial produtivo das lavouras e os fatores limitantes de produtividade.
Nessa visita, a Equipe FieldCrops fechou parceria com a Agrihold representada pelo Engenheiro Agrônomo Sidinei Neuhaus, o qual contatou a equipe para juntos desenvolver um projeto a fim de aumentar produtividade utilizando os mesmos recursos, auxiliando no desenvolvimento do setor sojícola do país.
Primeiramente, a AgroTech realizou uma apresentação de dados climáticos e de produtividade, caracterização de solos e a área cultivada de diferentes culturas no país. Em um segundo momento, a equipe apresentou os objetivos e o desenvolvimento do projeto Potencial e Lacunas de Produtividade de soja no Paraguai, o qual será parte da tese de um aluno de doutorado Eduardo Lago do Programa de Pós-graduação em Agronomia e integrante da Equipe.
Foto: Equipe FieldCrops
O coordenador da Equipe FieldCrops destaca “O kick off do projeto de potencial de produtividade de soja no Paraguai chancela a internacionalização e o reconhecimento mundial da Equipe FieldCrops na produção sustentável de alimentos”.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.