Um dia
Vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada
Minha porção mulher, que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É que me faz viver
(Gilberto Gil – “Super-homem – A canção”)
É outubro, época de se viver plenamente o renascimento da natureza sob as bênçãos da primavera. E sendo tempo de renovação, que tal nos repensarmos, reconstruirmos enquanto seres humanos, cultivando a “porção melhor” de nós mesmos??
Essa melhor porção, sejamos homens ou mulheres, demanda nosso cuidado, nosso carinho; reside especialmente em nossa saúde, nossa qualidade de vida, nos pensamentos, emoções e atitudes que experimentamos e partilhamos com o mundo. Vamos fazer um check-up nessa parte importante de nossa vida?
O Outubro Rosa está aí para nos lembrar isso: mulheres, cuidem-se; procurem seu médico, façam seus exames. Sobretudo, amem-se, lembrando sempre que amar-se é correr atrás de uma vida saudável, prevenindo desde já doenças sérias como o câncer de mama.
Homens, cuidem-se e cuidem de suas mulheres: mães, irmãs, namoradas, esposas, filhas, amigas. Incentivem-nas a cuidarem da saúde e se cuidem juntos também. Amor é sobretudo cuidado, atenção.
A Unidade de Apoio Pedagógico do CCR deseja que todos, homens e mulheres da Comunidade Acadêmica, vivenciem esse Outubro Rosa como um momento privilegiado de afeto e atenção a si mesmos e aos seus entes queridos, uma celebração de suas “porções melhores” junto àqueles com quem dividem a sua existência.
Sejam saudáveis, sejam felizes!