Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Reunião do Conselho Distrital de Grande, na Subprefeitura, conforme proposição na reunião no dia 10/08/10

Presentes e/ou contatados:

• UFSM – Carlos Renan Denardin Dotto – CCR/DER, Coordenador do Projeto
  • UFSM – Anderson Denílson Stersi Toniazo – Aluno de Engenharia Cívil e Técnico em Informática / UFSM, Bolsista
  • UFSM e UNITEC – Tatiane Almeida Netto
  • UFSM e SENAR/RS – Mirele Milani da Silva
  • Câmara de Vereadores – Manoel Renato Badke – Vereador
  • Comunidade – Gessi Beltrame Rizzi
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – José Carlos Marcuzzo – Presidente
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Claucir Antônio Buzanello – Representante das localidades de Nossa Senhora da Saúde e Canudos
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Edislei José Cecchin – Representante da localidade de Vila Fighera
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Ermindo Luiz Toaldo – Representante da localidade de Arroio Lobato
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – João Budel – Representante da Sede do distrito
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Julio Silo Noal – Representante da localidade de Noal
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Mário Bilibio – Representante da localidade de São Marcos
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Odanir Rossi – Representante da localidade de Vila Fighera
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Romeu Rosa – Representante das localidades de Nossa Senhora da Saúde e Canudos
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Rosalino M. C. Rizzi – Representante da localidade de Cidade dos Meninos
  • PMSM/Conselho Distrital de Arroio Grande – Valmir Paulo Pozzobon – Representante da localidade de Três Barras
  • PMSM/Subprefeitura de Arroio Grande – Rubismar Scremin – Subprefeito

Pauta:

• “Estudo da Realidade Rural de Arroio Grande”, conforme proposição do Prof. Clayton Hillig – Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural/CCR/UFSM: histórico e organização de nova atividade de trabalho para organizar a atividade de campo e da data de realização da mesma; e, outros assuntos de interesse da comunidade.

Encaminhamentos:

• Continuidade da construção de proposições.
  • O Sr. José Carlos Marcuzzo apresentou relação dos produtores rurais lindeiros ao Arroio do Veado, no trecho do mesmo com licenciamento ambiental, do material necessário para o cercamento e mudas de plantas nativas, visando ação de regeneração da respectiva mata ciliar, como segue:

Produtor Rural / Endereço Material para cerca e mudas Quantidade

João Arrécio

MarcuzzoERS511, n. 401

Getúlio Antonio

NoalERS511, n. 511

Júlio Silo Noal

ERS511, n. 580

Mudas de plantas nativas – diversas 350

• O Sr. José Carlos Marcuzzo abriu os trabalhos do Conselho Distrital, apresentou os representantes da UFSM presentes, e colocou em discussão como pauta inicial o “Estudo de Realidade Rural de Arroio Grande”. Lembrou que o Sr. Prefeito Municipal solicitou que a comunidade apresentasse reivindicação de suas necessicades, e que esta proposta metodológica deverá apontar os principais problemas e possíveis encaminhamentos para a solução dos mesmos.
  • Os representantes da UFSM relataram suscintamente o histórico e a metodologia desta proposta. Foi apresentada a proposta de realizar um encontro geral (jantar) entre UFSM, alunos e comunidade; e, após descentralizar as ações por localidade.
  • O Vereador– Manoel Renato Badke, articulador do executivo municipal junto a comunidade, lembrou que esta proposta é uma oportunidade de ouvir os anseios da comunidade e possibilitar a busca de soluções aos mesmos.
    Após debates, com posições contrarias e a favor, foi aprovada a efetivação da ação, seguido da construção de um calendário para visitação de mobilização e esclarecimentos as comunidades das respectivas localidades.
  • O Eng.Agr. Carlos Renan Denardin Dotto fez um breve relato das outras ações em desenvolvimento pelo projeto. O Sr. Rubismar Scremin – Subprefeito lembrou que já havia sugerido que a ação de “proteção de taludes” nas margens dos arroios junto às localidades de Nossa Senhora da Saúde e Invernadinha. Será agendada uma visita aos locais, em data a ser combinada com o Prof. Miguel Durlo da UFSM.