Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do CCNE é reconhecida como uma “Estrela da Sustentabilidade” pela American Chemical Society



A professora Carolina Ferreira de Matos Jauris, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), foi reconhecida em setembro como uma “ACS Sustainability Star” (Estrela da Sustentabilidade) pela American Chemical Society (ACS) (Sociedade Americana de Química). Este prestigiado prêmio internacional destaca as contribuições da docente para o desenvolvimento sustentável. A ACS, uma das sociedades científicas mais respeitadas no mundo, concede o prêmio a apenas 30 químicos globalmente. Em 2024, Carolina foi uma das duas únicas brasileiras agraciadas com essa distinção.

Professora Carolina Ferreira, docente do departamento de Química do CCNE. Fonte: Arquivo pessoal

A pesquisa da professora, desenvolvida no Grupo de Química de Materiais (GQMate) da UFSM, foca em nanomateriais sustentáveis. Seu trabalho se destaca pela escolha de reagentes naturais e de origem nacional, por métodos de síntese ambientalmente amigáveis e por aplicações que abordam questões globais, como purificação de água, geração e armazenamento de energia e agricultura sustentável. Além disso, a professora Carolina e seu grupo promovem a divulgação científica e incentivam a participação de mulheres e meninas na ciência, sempre alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Como parte do reconhecimento, em 2024, a professora apresentará o trabalho de seu grupo no 29th ACS Annual Green Chemistry & Engineering Conference, nos Estados Unidos (Conferência Anual de Química Verde e Engenharia da ACS, nos Estados Unidos) A premiação foi amplamente divulgada nas redes sociais da ACS, como Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e LinkedIn.


Este reconhecimento reforça a importância da ciência brasileira no cenário global e destaca o papel das mulheres na inovação para um futuro mais sustentável.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE e Prof. Carolina Ferreira de Matos Jauris do Departamento de Química do CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-5437

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes