Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Página dos Grupos Acadêmicos do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM recebe atualização



O Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anuncia uma importante atualização no site dos Grupos Acadêmicos que compõem sua comunidade universitária. Formados por estudantes, professores e técnicos administrativos em educação, esses grupos se reúnem com o propósito de discutir, trabalhar e produzir conhecimento em diversas áreas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação universitária. 

Um levantamento anual destes grupos é realizado para que a comunidade tenha acesso às suas áreas de interesse e ao contato dos e das coordenadoras destes grupos. Estes são separados por áreas, organizadas conforme os seguintes temas: Biologia, Bioquímica, Educação, Estatística, Física, Geografia, Meteorologia e Química . Assim, neste ano de 2024, alguns grupos tiveram suas informações atualizadas e 12 grupos ingressaram na nossa página de Grupos Acadêmicos do CCNE. Confira as atualizações e novidades a seguir. 

BIOLOGIA:

Laboratório de Macroecologia e Conservação Marinha (LMCM)

Categoria: Ensino, Pesquisa e Extensão
Coordenadora: Profa. Dra. Mariana Bender
Contato: mariana.bender@gmail.com; malugallinaxavier@gmail.com
Site: benderlab.weebly.com

O Laboratório de Macroecologia e Conservação Marinha (LMCM) da UFSM está localizado no subsolo do prédio 17, sala 1005, na Universidade Federal de Santa Maria. Nosso grupo de pesquisa e extensão é dedicado ao estudo e divulgação da ecologia de peixes recifais, com ênfase nas áreas de macroecologia, ecologia funcional, histórica, pesqueira e serviços ecossistêmicos.

Através de nossas atividades, buscamos contribuir para a compreensão e conservação dos ecossistemas marinhos, promovendo a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade. Nossos esforços estão direcionados para o desenvolvimento de pesquisas, que não só ampliem o conhecimento científico, mas que forneçam subsídios para políticas de conservação, uso sustentável e gestão de recursos e áreas recifais.

O LMCM colabora com outros laboratórios em todo o Brasil e no mundo, fazendo parte de uma ampla rede de pesquisa. No Brasil, esta rede inclui o Programa de Pesquisa em Biodiversidade PPBio – IntegraMar (CNPq), coordenado pela Dra. Mariana Bender. A rede IntegraMar conta com mais de 50 pesquisadores, e tem como objetivo desvendar a biodiversidade marinho-costeira do país integrando políticas públicas aos usuários destes recursos.

A diversidade dentro do nosso grupo é fundamental. O laboratório se orgulha de promover um ambiente inclusivo que valoriza diferentes perspectivas e experiências. Acreditamos que a diversidade fortalece a pesquisa, contribuindo para uma ciência mais representativa e impactante.

BIOQUÍMICA

Laboratório de Bioinformática e Evolução Viral – LaBEVir

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Dennis Maletich Junqueira
Contato: dennis.maletich@ufsm.br

O Laboratório de Bioinformática e Evolução Viral (LaBEVir) está vinculado ao Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox). O LaBEVir atua principalmente na análise de dados biológicos e epidemiológicos através de ferramentas de bioinformática e programação, visando elucidar padrões de evolução e disseminação de vírus de RNA, incluindo HIV, influenza, FeLV e vírus rábico. A equipe conta com alunos de graduação, mestrado e doutorado com ampla experiência nas áreas de virologia, biologia molecular, bioinformática, estatística e evolução. A experiência com a análise de dados moleculares permitiu, nos últimos anos, a consolidação de parcerias com importantes centros de pesquisa no Brasil, como o Instituto Pasteur/SP, Instituto Butantan/SP, Fiocruz/BA, Fiocruz/RJ, EMBRAPA e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

EDUCAÇÃO:

Grupo de Estudos e Pesquisas em TDIC – Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPTDIC)

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Josemar Alves
Contatos: josemar.alves@ufsm.br; muryel.vidmar@ufsm.br

O Grupo GEPTDIC — criado e registrado no CNPq em 2023 — é constituído por estudantes de graduação, de pós-graduação (mestrado) e professores do Ensino Superior. As discussões e trabalhos do grupo estão organizados no sentido de investigar as potencialidades e as limitações da integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de Ciências.

FÍSICA:

Strong Interacting Matter in Extreme Environments (SIMEE)

Categoria: Pesquisa
 Coordenador: Prof. Ricardo Luciano Sonego Farias
 Contatos:  Prof. Ricardo Farias: ricardo.farias@ufsm.br
Prof. Dyana Duarte: dyana.duarte@ufsm.br
Instagram: @simee_ufsm

A Cromodinâmica Quântica (QCD) é a teoria que explica a força nuclear forte, responsável por manter os núcleos dos átomos coesos, formando toda a matéria como a conhecemos. No grupo Strong Interacting Matter in Extreme Environments (SIMEE) estamos interessados em compreender os mecanismos envolvidos nesta força através de modelos efetivos, cujos resultados podem ser comparados com experimentos de colisões de íons em aceleradores de partículas – como o LHC e o RHIC – , com dados observacionais – como os obtidos a partir de da detecção recente de ondas gravitacionais – e com simulações computacionais.

Ciência POP – UFSM

Categoria: Extensão
Coordenadora: Prof. Dyana Cristine Duarte
Contato: dyana.duarte@ufsm.br
Instagram: @cienciapopufsm

O Grupo Ciência Pop – UFSM, criado em 2023, é constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como por professores do Ensino Superior. A iniciativa de extensão do grupo está organizada no sentido de: (i) desenvolver ações de divulgação e popularização científica baseadas nos projetos de pesquisa das diversas áreas da STEM da UFSM; (ii) disseminar, em linguagem acessível, conteúdos de teor científico para a população em geral; e (iii) valorizar o papel da mulher no âmbito da pesquisa acadêmica.

Laboratório de Gases do Efeito Estufa

Categoria: Pesquisa, Extensão e Inovação
Coordenadora: Débora Regina Roberti
Contato: labgeeufsm@gmail.com ; debora@ufsm.br 

O aquecimento global observado nas últimas décadas tem sido atribuído às atividades antrópicas que causam emissões dos gases de efeito estufa (GEE) para a atmosfera. As mudanças climáticas resultantes deste processo já foram percebidas pela sociedade global, que cada vez mais exige processos produtivos que minimizem as emissões de GEE e que os produtos resultantes sejam ‘carbono zero’. As cadeias produtivas que incorporarem esta demanda aos seus produtos, terão vantagens competitivas pela agregação de valor e abertura de novos e exigentes mercados nacionais e internacionais.

Neste contexto, um desafio técnico ainda existente é a correta estimativa das emissões dos GEE por um determinado setor da economia ou ecossistema. Inúmeras metodologias têm sido utilizadas. Especificamente para as medidas ambientais das emissões de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), o estado da arte é o método micrometeorológico de covariância dos vórtices turbulentos ou ‘eddy covariance’ que utiliza instrumentos reunidos em uma “torre de fluxo”. Este método integra as trocas de carbono totais de um ecossistema, quantificando a absorção e a emissão pelo conjunto de organismos nele existentes. O Laboratório de Gases do Efeito Estufa (LabGEE), realiza pesquisas para quantificar as absorções e emissões de carbono (também denominado de balanço de C) em sistemas produtivos no RS utilizando torres de fluxo. Conjuntamente também determina o balanço de água e de energia. Estas pesquisas visam fornecer informações sobre os impactos das diferentes práticas nas absorções e emissões de C.

As torres de fluxo exigem equipamentos muito sensíveis e de alto custo, mas tem a significativa vantagem de permitir medidas contínuas ao longo do tempo (normalmente anos), que possibilitam inúmeras correlações com outras variáveis ambientais, como as causadas pelas ações humanas, possibilitando com isso avaliar formas de mitigar as emissões de carbono para a atmosfera. Além das trocas de CO2 e CH4, esta técnica permite estimar o consumo de água pelo ecossistema, através da evapotranspiração (fluxo de calor latente) e da energia disponível para aquecer a atmosfera (fluxo de calor sensível), as quais são relevantes em modelos hidrológicos, climáticos, de produção de grãos, entre outros.

GEOGRAFIA

Grupo de Pesquisa em Monitoramento e Planejamento Ambiental (GPMOPA)

Categoria: Pesquisa, Extensão e Inovação
Coordenadores: Pedro Daniel da Cunha Kemerich e Willian Fernando de Borba
Contatos: eng.kemerich@yahoo.com.br, pedro.kemerich@ufsm.br 
Site: https://www.ufsm.br/grupos/gpmopa
Instagram: @gpmopa

O grupo realiza pesquisa em áreas com potencial de contaminação ambiental, como aterros sanitários, cemitérios, mineração, dentre outras. Tem como principal objetivo elencar os impactos gerados pelas atividades e propor soluções para sua minimização. Também trabalha com o monitoramento e estudo dos recursos hídricos subterrâneos, incluindo um amplo levantamento dos usuários, potencialidades, demandas e qualidade físico-química das águas, a fim de garantir o correto gerenciamento dos recursos hídricos, preservando sua qualidade e quantidade para as futuras gerações. As metodologias empregadas contemplam levantamentos em campo utilizando métodos geofísicos, geológicos, pedológicos e geoquímicos, auxiliados por sensoriamento remoto, geoestatística aplicada, modelamentos e uso de ferramentas de SIG.

QUÍMICA

Laboratório de Microanalítica e Portabilidade (LABMAP)

Categoria: Pesquisa, Extensão e Inovação
Coordenador(a): Valderi Luiz Dressler
Contato: valderi.dressler@ufsm.br

O LABMAP está inserido no Departamento de Química da UFSM, realiza pesquisas junto ao Programa de Pós Graduação em Química, área de Química Analítica. Atua no desenvolvimento de metodologias analíticas para análise a campo de macro e micronutrientes, bem como contaminantes orgânicos e inorgânicos, em amostras ambientais, biológicas, fármacos e alimentos, utilizando métodos eletroanalíticos e espectrométricos.

Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) e Centro de Ações Integradas para o Consumo Seguro de Alimentos e Conservação do Meio Ambiente (Centro SAMA)

Categoria: Pesquisa, Extensão e Prestação de serviço
Coordenador: Prof. Renato Zanella
Site: https://www.ufsm.br/laboratorios/larp 

O Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) e o Centro de Pesquisa em Cromatografia e Espectrometria de Massas (CPCEM), criados em 2001, integram a estrutura do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e se destacam por desenvolver e aplicar métodos analíticos modernos para a determinação de resíduos de agrotóxicos, medicamentos veterinários, hormônios, fármacos, poluentes orgânicos persistentes e outros contaminantes em matrizes diversas. A qualificação da equipe permite o estabelecimento e aplicação de métodos modernos para determinação de resíduos e contaminantes em amostras de alimentos (frutas, vegetais, cereais, leite e derivados, mel, ovos, carnes (frango, gado e ovelha), pescados, vinho, dentre outros); amostras agroindustriais (plantas, farinhas, rações e café); amostras ambientais (água, solo, sedimento e ar) e biológicas (abelhas, animais silvestres, sangue e urina). O LARP é acreditado pela CGCRE/INMETRO desde 2013 e atua em projetos regulares de monitoramento que controlam os níveis de resíduos de  agrotóxicos e outros contaminantes em alimentos e amostras ambientais. 

Laboratório de Estudos de Propriedades e Interações Intermoleculares – LEPIIN vinculado ao Núcleo de Química de Heterociclos – NUQUIMHE

Categoria: Pesquisa e Extensão
Coordenadora: Caroline Raquel Bender
Contato: caroline.bender@ufsm.br
Instagram: @lepiin.ufsm

O LEPPIN tem por objetivo trabalhar na síntese e caracterização de novos materiais a base de nanopartículas (e.g., polímeros naturais e sintéticos, óxidos metálicos) e líquidos iônicos, para aplicações específicas na área de alimentos, cosméticos e/ou insumos farmacêuticos. Além da caracterização à nível macro e microscópico, o grupo de pesquisa tem interesse no reconhecimento e modulação de interações intermoleculares decorrentes nesses sistemas, que determinam as propriedades emergentes do novo material, através da utilização de experimentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) nos estados sólido e líquido. Além da pesquisa, o grupo realiza ações de extensão que visam à divulgação científica, inserção de jovens nas carreiras acadêmico-científicas e de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Laboratório de Superfícies e Macromoléculas – SM Lab

Categoria: Pesquisa e Inovação
Coordenadores: Daiani Canabarro Leite e Paulo Ricardo de Souza
Contato: ufsm.smlab@gmail.com
Instagram: @smlab_ufsm
Localizado no Prédio 13 do CCNE, sala 1131.

O SM Lab é um grupo de pesquisa liderado por professores da área de Físico-Química de Materiais. Nosso foco está no desenvolvimento e (auto)organização de sistemas (bio)poliméricos, associados ou não com surfactantes, substâncias bioativas e partículas inorgânicas. Os materiais desenvolvidos são processados na forma de filmes, hidrogéis e nanopartículas, com aplicações na área farmacêutica, biomédica e ambiental. O laboratório foi criado em 2024 e está cadastrado na plataforma de grupos do CNPq, podendo ser encontrado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4071105387214685

Grupo de Química de Materiais

Categoria: Pesquisa e inovação
Coordenadora: Profa. Dra. Carolina Ferreira de Matos Jauris
Contato: carolina.matos@ufsm.br   
Redes sociais:
Instagram: @qgmate ; Facebook: gqmate/, X: gqmate

O Grupo de Química de Materiais (GQMate) tem como objetivo principal o desenvolvimento de nanomateriais sustentáveis, ou seja, nanomateriais planejados desde: i) a escolha preferencial por insumos naturais e origem nacional, pensando na geração de emprego e renda; ii) passando por uma síntese ambientalmente mais correta, através do uso de solventes como a água e uma redução de energia; iii) sem deixar de lado os aspectos de nanotoxicidade; iv) até suas aplicações, que visam aprimorar tecnologias destinadas a resolver desafios globais de sustentabilidade como a purificação de água, geração de energia e melhora na eficiência agrícola. 

O GQMate destaca-se pelo desenvolvimento ambientalmente amigável de nanomateriais baseados em grafeno, nanotubos de carbono, nanopartículas e nanocompósitos tecnológicos obtidos a partir de resíduos industriais. Além do desenvolvimento tecnológico de novos nanomateriais, o grupo busca compreender a ciência básica por trás de cada processo, para isso o GQMate conta com uma importante rede de colaboração de grupos da física, biologia e diferentes engenharias.

———————-

Para mais informações sobre como participar ou para conhecer os demais grupos acadêmicos, clique aqui e, se desejar inserir informações e alimentar este site, entre em contato pelo e-mail: comunicacao.ccne@ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-5146

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes