Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Cerimônia regional da Olimpíada Brasileira de Matemática celebra talentos e distribui premiações

Na tarde de sexta-feira, dia 21 de junho, ocorreu no Park Hotel Morotin, a Cerimônia Regional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). O evento foi organizado pela coordenação regional da OBMEP, região RS02, sediada junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, sob a coordenação da professora Taísa Junges Miotto.

Estudantes no Park Hotel Morotin durante a cerimônia da 18ª OBMEP. Fonte: Luís Manoel Do Rosário Ferraz, 2024.

O Park Hotel Morotin estava com sua capacidade de lotação máxima, sendo mais de 1000 pessoas presentes, incluindo medalhistas, pais, professores e dirigentes de 65 municípios das regiões centro e noroeste do estado. Este ano, a OBMEP concedeu dois tipos de premiação: regional e nacional. Na premiação regional, foram premiados os estudantes pelo desempenho na prova da OBMEP referente aos alunos de todo o estado do Rio Grande do Sul. Na premiação nacional, foram considerados os melhores desempenhos de alunos de todo o Brasil.

No total, a nível nacional, foram entregues 83 medalhas de bronze, 34 medalhas de prata e 12 certificados de ouro, além de prêmios para 24 professores e 16 escolas.

Medalhas de bronze distribuídas na cerimônia da 18ª OBMEP. Fonte: Luís Manoel Do Rosário Ferraz, 2024.

Em âmbito regional, foram 205 medalhistas de bronze, 96 de prata e 28 de ouro. A entrega das medalhas e certificados foi realizada pela professora Taísa Junges Miotto, coordenadora da OBMEP RS02, e pelos professores Edson Sidney Figueiredo, chefe do Departamento de Matemática da UFSM; Márcio Luis Miotto, coordenador regional do Programa de Iniciação Científica (PIC) da OBMEP; José Neri Gottfried Paniz, diretor do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE); e pelo reitor da UFSM, professor Luciano Schuch.

A professora Taísa destaca que foi muito gratificante ver o auditório lotado com tantas pessoas emocionadas e orgulhosas das medalhas e prêmios recebidos. Ela destacou que a OBMEP, em parceria com a UFSM, está cumprindo o seu papel de auxiliar e aprimorar a educação da comunidade escolar da região abrangida pela sua regional.

As fotos da cerimônia estão disponíveis clicando aqui.

——

Texto: Taísa Junges Miotto, professora do departamento de Matemática do CCNE e Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE da UFSM.

Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE

Notícia vinculada a