Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Colóquio GEGTA promove debate sobre Geografia Regional do Brasil e amplia perspectivas acadêmicas

Professores: Eduardo Cardoso, Vicente Alves e Ivan Soares/ Imagens retiradas da live do Youtube.

O Grupo de Estudos em Geografia, Trabalho e Ambiente (GEGTA) está promovendo neste ano de 2023 o Colóquio GEGTA, um evento com diversos encontros voltado para os estudantes de Geografia da UFSM. Neste último evento, realizado na data de 5 de julho, o tema abordado foi a “Geografia Regional do Brasil: dinâmicas recentes”. O debate aconteceu por meio de uma transmissão ao vivo no Youtube e contou com a participação de convidados externos, sendo estes o Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o Prof. Dr. Ivan de Sousa Soares, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

De acordo com o coordenador do projeto, Eduardo Shiavone Cardoso, é comum associarmos a geografia regional apenas às grandes regiões do país, como Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste. Porém, o professor destaca que a regionalização vai além disso, englobando diversos elementos que moldam as diferentes regiões como a expansão da fronteira agrícola ou o uso da água, que constroem uma geografia regional mais diversificada do que imaginamos.

Para a estudante de Geografia Diulha Lotterman, eventos como o Colóquio GEGTA são essenciais para complementar conteúdos abordados em sala de aula. Ela destaca a importância da participação de convidados externos à Universidade, pois possibilita a exposição a diferentes pontos de vista.

A importância do debate

O objetivo do Colóquio é proporcionar um ambiente adequado para o debate, com a participação ativa dos espectadores e do mediador. O Prof. Eduardo  citou a importância do debate e da diversidade de perspectivas no contexto científico. Segundo ele, a presença de pessoas externas ao grupo de pesquisa beneficia o diálogo e amplia as possibilidades de construção do conhecimento.

A estudante de Geografia, Diulha Lotterman, destaca a importância desses eventos de extensão para a formação dos estudantes, já que permitem a participação em debates e a oportunidade de conhecer professores com visões diferentes. Esse diálogo amplia a perspectiva dos estudantes e amplia a rede de profissionais e referências na área que os graduandos estudam: “Pelo Colóquio, acabei conhecendo um professor que eu já tinha usado os seus artigos para os meus trabalhos em sala de aula[…], então é muito legal ter gente diferente’’, complementa a estudante.

Mas afinal, de onde surgiu o Colóquio GEGTA?

O Colóquio GEGTA é um projeto de extensão coordenado pelo já citado professor Eduardo Shiavone Cardoso, professor titular do Departamento de Geociências da UFSM, e contemplado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX). Com duração de apenas três meses após o seu início, o projeto aborda temas relacionados à Geografia, promovendo debates e ampliando a participação de estudantes e pesquisadores interessados na área.

Durante este período, foram realizados outros encontros online onde foram abordados os temas: “Ensino de Geografia e Raciocínio Geográfico”, “Geografias da Pesca: existências e resistências territoriais/ambientais” e “Geografia Regional do Brasil: dinâmicas recentes”. Segundo o coordenador, a diversidade de temas permite interações entre as pessoas interessadas, estimulando a colaboração e a troca de conhecimentos interdisciplinares.

As perspectivas futuras do projeto incluem a continuidade dos Colóquios e o estabelecimento de parcerias com redes de pesquisadores. Estas têm o objetivo de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando as opções de formação e proporcionando benefícios acadêmicos e profissionais aos participantes.

Para mais informações sobre os próximos Colóquios, acompanhe a sessão de eventos do nosso site e as redes sociais do CCNE.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Natália Huber, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Notícia vinculada a