O Professor Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atual coordenador da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, foi reeleito, na última semana, como Membro Associado da Divisão de Química Analítica (Division V) da IUPAC para o biênio de 2022-2023. Ele é o único representante brasileiro que integra a organização e já ocupou o cargo de vice-presidente em mandatos anteriores.
A União Internacional de Química Pura e Aplicada (em inglês: International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC) é a autoridade mundial em nomenclatura e terminologia química, incluindo a nomeação de elementos na tabela periódica, métodos de medidas, peso atômico e muitos outros dados avaliados rigorosamente. Desde 1919, a organização internacional não-governamental busca maestria científica para a solução de problemas críticos ao redor do globo, que envolvam todos os aspectos da química, os quais possuem impacto direto na sociedade.
Ao longo dos anos, a organização vem contribuindo para o ramo da Química, como um catalisador que une profissionais da área de diversos países. Ela cumpre o seu propósito adotando o desenvolvimento sustentável, provendo uma linguagem em comum para a química e advogando a troca gratuita de informação científica, com o intuito de realizar acordos que favoreçam o progresso da química mundialmente.
Essa experiência junto à IUPAC – maior organização de Química do mundo – é aproveitada nas atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFSM, e possibilita visibilidade e contatos com pesquisadores de outros países. O professor Érico compartilha que a sua expectativa para o mandato que vêm pela frente é de muito trabalho, agora que já conhece os mecanismos e caminhos a serem trilhados na IUPAC: “Espero poder desenvolver minhas atividades com mais efetividade do que antes e mostrar aos pesquisadores estrangeiros que a UFSM possui pesquisa diferenciada e de qualidade internacional como os últimos rankings têm demonstrado”, completa o docente.
As pesquisas do professor Érico Flores no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFSM) têm ênfase em processos industriais, tecnologias de preparo de amostras e desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo as técnicas de espectrometria atômica e de cromatografia. Ele também pesquisa o emprego de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas com aplicação em diversos processos de laboratório e industriais.
Um dos desafios institucionais da UFSM é o de internacionalização, ou seja, aumentar a qualificação e pesquisas internacionais, com a meta de ser uma Universidade de excelência. Espera-se que ter um professor na posição de vice-presidência na Divisão de Química Analítica da IUPAC, e outros professores em organizações renomadas, contribua para motivar jovens pesquisadores a trabalharem para conquistar conhecimento no campo. De acordo com o professor, é preciso manter o foco nos atributos e credibilidade de trabalhos publicados, para que as pesquisas não cresçam apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade. E dessa forma, seja percorrido um caminho que gere reconhecimento e visibilidade para a instituição.
Texto: Jéssica Missias Medeiros; Edição: Natália Huber da Silva.