ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Os discentes de pós-graduação podem solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM, como aluno regular ou especial, e em outras Instituições de Ensino Superior, de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFSM e as normativas internas de cada curso.
- Os critérios e limites para dispensa/aproveitamento de disciplinas devem ser verificados pelo aluno no Regulamento ou normas internas do PPG ao qual está vinculado e junto ao(a) orientador(a);
- As solicitações de aproveitamento devem ser encaminhadas via processo PEN-SIE:
*DIFERENÇA ENTRE SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE DISCIPLINAS E SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS*
- SOLICITAÇÃO DE DISPENSA DE DISCIPLINAS – Deve ser solicitada pelo(a) discente que quiser dispensar a(s) disciplina(s) do curso de pós-graduação da UFSM (que estiver matriculado como aluno regular) por disciplinas cursadas externamente ao curso na UFSM e/ou em outras IES.
- A dispensa de disciplinas faz com que o(a) discente não precise se matricular e cursar uma disciplina da estrutura curricular do curso de pós-graduação da UFSM, por substituição a uma disciplina externa ao curso.
- TIPO DOCUMENTAL QUE DEVE SER ABERTO NO PEN: 134.23 Solicitação de dispensa de disciplina de mestrado/doutorado
- SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS – Deve ser solicitada pelo(a) discente que quiser aproveitar a(s) disciplina(s) cursada(s) e aprovada(s) em outro curso de pós-graduação da UFSM e/ou em outras IES.
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- O aproveitamento de disciplinas permite que o(a) discente aluno regular de um curso de pós-graduação da UFSM inclua no seu plano de estudos uma disciplina cursada externamente ao curso.
- TIPO DOCUMENTAL QUE DEVE SER ABERTO NO PEN: 134.23 Solicitação de aproveitamento de disciplina de mestrado/doutorado
OBSERVAÇÃO: O Sistema Web de dispensa de disciplinas ainda esta sendo implementado para discentes da Pós-Graduação.
- O discente deverá preencher e anexar ao processo o requerimento de dispensa/aproveitamento (modelo disponível na página da PRPGP), bem como os comprovantes necessários para análise da solicitação: histórico escolar, ementa da disciplina, artigo ou capítulo de livro publicado (quando se tratar de aproveitamento de créditos por publicação de artigo/capítulo de livro), entre outros.
FLUXO DE ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO:
1. Discente abre o processo e tramita para a Coordenação do PPG;
2. Processo na caixa postal do PPG:
a) Aguarda reunião de Colegiado para análise. Sendo aprovado o pedido, Secretaria anexa a ata da reunião e encaminha ao Núcleo de Controle Acadêmico de Pós-Graduação para registro no histórico do discente;
b) Coordenador(a) avalia o pedido e, estando de acordo, defere via ad referendum e encaminha ao Núcleo de Controle Acadêmico de Pós-Graduação para registro no histórico do discente;
c) Caso seja verificada a necessidade de ajustes, o processo é devolvido ao estudante, para que sejam efetuadas as correções.
4. Aproveitamento/dispensa registrados no histórico > Aluno deve atualizar o plano de estudos para ficar igual ao histórico (mesmas disciplinas e códigos)
TUTORIAIS:
Tutorial para abertura do processo de aproveitamento no PEN-SIE