Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupos Acadêmicos na área de Educação

Grupos Acadêmicos do CCNE

Ciência POP – UFSM

Categoria: Extensão
Coordenadora: Prof. Dyana Cristine Duarte
Contato: Prof. Dyana Duarte: dyana.duarte@ufsm.br
Instagram: @cienciapopufsm

O Grupo Ciência Pop – UFSM, criado em 2023, é constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como por professores do Ensino Superior. A iniciativa de extensão do grupo está organizada no sentido de: (i) desenvolver ações de divulgação e popularização científica baseadas nos projetos de pesquisa das diversas áreas da STEM da UFSM; (ii) disseminar, em linguagem acessível, conteúdos de teor científico para a população em geral; e (iii) valorizar o papel da mulher no âmbito da pesquisa acadêmica.

Grupo de Estudos e Pesquisas em TDIC – Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPTDIC)

Categoria: Pesquisa
Coordenador(a): Josemar Alves
 Contato: josemar.alves@ufsm.brmuryel.vidmar@ufsm.br

 O Grupo GEPTDIC — criado e registrado no CNPq em 2023 — é constituído por estudantes de graduação, de pós-graduação (mestrado) e professores do Ensino Superior. As discussões e trabalhos do grupo estão organizados no sentido de investigar as potencialidades e as limitações da integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de Ciências.

 


Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) 
Categoria: Pesquisa, registrado no CNPq
Nome da coordenadora: Cristiane Muenchen
Contato: crismuenchen@yahoo.com.br
Site: https://sites.google.com/view/gepecid

Criado e registrado no CNPq, no ano de 2012, é constituído por discentes (alunos de Iniciação Científica, alunos de Pós-Graduação – mestrado e doutorado e voluntários) e docentes (professores da Educação Básica e do Ensino Superior), das áreas de Química, Física, Biologia e Pedagogia. A diversidade de áreas no mesmo espaço possibilita a discussão interdisciplinar, favorecendo a construção do conhecimento coletivo dentro de uma perspectiva de educação libertadora, a qual, de acordo com o educador Paulo Freire, deve ser construída a partir da problematização e do diálogo. O grupo tem se organizado de modo a discutir referências embasadas neste educador e na perspectiva da Educação Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), especialmente do Pensamento Latino Americano em Ciência e Tecnologia (PLACTS). A necessidade de reestruturação curricular dos espaços escolares, a partir da Abordagem Temática, na qual os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos tem papel central, fundamenta as reflexões e práticas do grupo. Para a fundamentação epistemológica alicerça-se nos estudos de Ludwik Fleck, o qual entende que o conhecimento se dá em uma interação entre o sujeito e o objeto, mediada por uma dimensão que é social e culturalmente determinada.

 


EMgep – Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas  
Categoria: Pesquisa
Líderes: Rita de Cássia Pistóia Mariani e Fabiane Cristina Höpner Noguti
Contato: emgep.ufsm@gmail.com

 

O grupo é formado por docentes que constituem um coletivo que atua em ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo relações e processos de ensino e aprendizagem no Departamento de Matemática/UFSM, envolvendo questões relacionadas à Educação Básica e ao Ensino Superior com ou sem a inserção de tecnologias digitais, bem como à formação/desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. Constitui-se a partir da diversidade de seus integrantes e busca contribuir com pesquisas e discussões em temas relevantes no cenário de Ensino/Educação Matemática. Nesse sentido, com a institucionalização do grupo, objetiva-se ampliar discussões, projetos e consequentemente produção de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações, teses, capítulos de livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais com parâmetros de impacto.

Professores pesquisadores: Carmen Vieira Mathias, Janice Rachelli, Maria Cecília Pereira Santarosa, Tiago Martinuzzi Buriol, Vaneza De Carli Tibulo e Vânia Bolzan Denardi.

L1: Ensino e Aprendizagem de Matemática
L2: Formação/Desenvolvimento Profissional
L3: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

 


PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Matemática
Categoria: Ensino
Coordenação de área: Fabiane Cristina Höpner Noguti
Contato: fchnoguti@gmail.com

O PIBID subprojeto Matemática tem por objetivo a inserção dos discentes nas redes de ensino, buscando oportunidades de diálogo, oportunizando diferentes experiências metodológicas, tecnológicas e práticas valorizando a formação, investigação e reflexão do ser professor, sempre incentivando a prática consciente e ética da profissão. O grupo é constituído por 24 alunos bolsistas, 2 alunos voluntários, 3 professoras supervisoras que atuam nas redes de ensino estadual e municipal e uma coordenadora de área docente da UFSM. Em atividade desde outubro de 2020, tem desenvolvido planejamentos e inserções em aulas remotas nas escolas envolvidas juntamente com as professoras supervisoras, bem como iniciação científica, apresentação de trabalhos em eventos e participação em rodas de conversas e palestras sobre metodologias de ensino e a pandemia. 

Escolas Participantes: EEEM Walter Jobim, EMEF Lourenço Dalla Corte, EMEF Júlio do Canto
Séries Atendidas: 6ª, 7ª, 8ª e 9ª do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª e 3ª do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Redes sociais
Instagram:
@pibidmatematicaufsm
Facebook:
/pibidmatematicaufsmrs

 


Grupo IDEIA – Educação em Ciências
Categoria: Pesquisa
Coordenador: Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto
Contato: ideiaobservatorio@gmail.com

Localização: Prédio 16 – Centro de Educação, sala 3360 

O Grupo IDEIA nasce, em 2011, como Grupo Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica, em uma parceria interinstitucional entre as Universidades Federal de Sergipe (UFS), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Paulo (UNIFESP-Diadema), Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou colaborativamente no projeto DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO NA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, aprovado no EDITAL No 38/2010/CAPES/INEP – OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO até 2015. Em 2019 o grupo passa a se chamar IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS dedicando-se a desenvolver pesquisas e ações de extensão na área de Ensino/Educação em Ciências, dentro dos grandes temas: políticas públicas de currículo, formação de professores e avaliações (institucionais, de larga escala, externas). Para mais informações sobre o grupo, projetos, publicações e seus membros (https://www.ufsm.br/grupos/ideia).

Redes sociais:
Canal Youtube: IDEIAUFSM 
Instagram: @ideiaufsm
Facebook: /ideiaufsm

 


Programa de Educação Tutorial (PET) – Matemática
Categoria: Ensino, Pesquisa e Extensão
Tutora: Profª Drª Inês Farias Ferreira
Contato: inesfferreira10@gmail.com

 

O grupo desenvolve suas atividades baseando-se no princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele foi constituído institucionalmente em 1992, sendo um dos grupos pioneiros na UFSM,na época denominado, Programa Especial de Treinamento. Posteriormente, passou a ser Programa de Educação Tutorial (PET), oficialmente instituído pela Lei nº 11.180/2005 e, atualmente, é regulamentado pelas Portarias do Ministério da Educação (MEC) nº 976/2010 e nº 343/2013. Além das resoluções do MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que regulamentam os valores de custeio e concessão de bolsas. Em particular, o grupo PET – Matemática  da UFSM é composto por 12 bolsistas e 2 não bolsistas, acadêmicos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em  Matemática. Dentre seus objetivos busca contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Além de estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior. Nessa  perspectiva, em seu planejamento anual de atividades são previstas ações de caráter de pesquisa, ensino  e de extensão. No site institucional do grupo, PET Matemática – UFSM constam informações das atividades desenvolvidas. Assim como, em suas redes sociais, Instagram e Facebook e canal no YouTube

 


Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
Categoria: Pesquisa
Coordenadoras: Isabel Krey Garcia e Maria Cecília Pereira Santarosa
Contato: ikrey69@gmail.com

O GPEACIM é formado por educadores das áreas de Física, Química e Matemática, e tem como foco a promoção da Aprendizagem Significativa e a melhoria do ensino de Ciências e Matemática. Uma das características das pesquisas realizadas pelo grupo é sua aplicação em situação real de sala de aula. Utiliza principalmente os referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.

 


Grupo de estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida – GENSQ/UFSM
Categoria: Pesquisa
Coordenador: Félix Alexandre Antunes Soares
Contato: felix@ufsm.br

Esse grupo se constitui de uma rede de pesquisadores que trabalham com educação em ciências focando  em ações de formação inicial/continuada/permanente dentro das escolas. Esse grupo é uma ramificação do GENSQ/UNIPAMPA com o qual mantemos colaborações regulares. O grupo de pesquisa atua vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) no qual alunos podem realizar seus estudos de pós-graduação. O grupo vem atuando desde 2009 na formação de pesquisadores da área de ensino de ciências e junto ao PPGECQVS.

 


Núcleo de Educação Socioambiental do Jardim Botânico
Categoria: Extensão
Coordenadora: Simone da Rosa Messina Gomez
Contato: jardimbotânico@ufsm.br

O núcleo de Educação Socioambiental do Jardim Botânico desenvolve atividades de extensão em educação ambiental no Jardim Botânico, com atendimento ao público externo. O núcleo envolve alunos, TAES e docentes da área de Biologia.