Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupos Acadêmicos na área da Geografia

Grupos Acadêmicos do CCNE


Grupo de Pesquisa em Monitoramento e Planejamento Ambiental (GPMOPA)
Categoria: Pesquisa, extensão e inovação.
Coordenadores: Pedro Daniel da Cunha Kemerich e Willian Fernando de Borba
Contato: eng.kemerich@yahoo.com.br, pedro.kemerich@ufsm.br 
Site: https://www.ufsm.br/grupos/gpmopa
Instagram: @gpmopa

O grupo realiza pesquisa em áreas com potencial de contaminação ambiental, como aterros sanitários, cemitérios, mineração, dentre outras. Tem como principal objetivo elencar os impactos gerados pelas atividades e propor soluções para sua minimização. Também trabalha com o monitoramento e estudo dos recursos hídricos subterrâneos, incluindo um amplo levantamento dos usuários, potencialidades, demandas e qualidade físico-química das águas, a fim de garantir o correto gerenciamento dos recursos hídricos, preservando sua qualidade e quantidade para as futuras gerações. As metodologias empregadas contemplam levantamentos em campo utilizando métodos geofísicos, geológicos, pedológicos e geoquímicos, auxiliados por sensoriamento remoto, geoestatística aplicada, modelamentos e uso de ferramentas de SIG.


Laboratório de Climatologia Ambiental e Subtropical (LaCAS)

Categorias: Ensino, Pesquisa e Extensão
Coordenador: Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann
Contato:
cassio_geo@yahoo.com.br

Site: https://www.ufsm.br/grupos/lacas

Desde o ano de 2012, o Laboratório de Climatologia Ambiental e Subtropical (LaCAS), coordenado pelo Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann (PQ-CNPq 2), vem desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à Climatologia Geográfica, Climatologia Regional, Clima Urbano e Conforto Ambiental. O objetivo principal do grupo é a formação de recursos humanos em Geografia e Climatologia Geográfica, visando entender os fenômenos atmosféricos de baixa altitude que compõem o espaço geográfico. A ampla execução de trabalhos de campo com intuito de coleta de dados climáticos de natureza primária, para posterior análise em ambiente de laboratório, é a principal atividade do grupo, o qual conta com o apoio e recursos de agências de fomento nacionais, além do estabelecimento de acordos e parcerias com outras instituições (públicas e privadas) para o desenvolvimento das atividades em geral.


PANGEA – Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água 
Categoria: Pesquisa e Extensão
Coordenadores:  Adriano Severo Figueiró
Contatos: adriano.figueiro@ufsm.br

O PANGEA é um Grupo de pesquisa e extensão que está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM desde 2014, envolvendo pesquisadores e alunos do Departamento de Geociências e do Colégio Politécnico, desenvolvendo pesquisas em diferentes temas de investigação ligados ao inventário, avaliação, conservação, divulgação e educação do/para o patrimônio natural inscrito nas paisagens dos territórios. Dentre as principais temáticas investigadas sob a coordenação dos professores Adriano S. Figueiró, Eliane Foleto, André W. de Borba e Suzane B. Marcuzzo, encontram-se:
– Inventário e avaliação geopatrimonial com foco no geoturismo;
– Utilização sustentável do patrimônio natural e cultural em Geoparques e desenvolvimento territorial;
– Diagnóstico e mapeamento de paisagens do Antropoceno;
– Propostas de criação e manejo em Unidades de Conservação;
– Gestão ambiental e Serviços da Paisagem;
– Educação ambiental e educação patrimonial.

Sediado em diferentes espaços do campi central da UFSM, o Grupo mantém colaboração de pesquisas com investigadores da Universidade do Minho (Portugal) e da Universidade de Havana (Cuba), além de outras universidades brasileiras como UFPEL, UEPG, UNB, UFRN, UFC, tendo projetos financiados pela Fundação Boticário, Fundação Mo’ã, FAPERGS e CNPq.

Atualmente o Grupo desenvolve as suas atividades com foco na assessoria a dois territórios que estão se candidatando ao selo de Geoparque Mundial da UNESCO: Caçapava do Sul e Quarta Colônia, desenvolvendo um grande número de projetos de pesquisa e extensão nestes territórios.


TAFONI – Grupo de Pesquisa em Intemperismo e Formas de Relevo

Categoria: Pesquisa
Coordenador: André Weissheimer de Borba (Depto. Geociências)
Contato: awborba.geo@gmail.com

O Grupo de Pesquisa TAFONI se propõe a estudar os processos de intemperismo e erosão, bem como as formas de relevo e as feições resultantes desses mecanismos, em áreas geográficas selecionadas da região central, centro-sul e centro-oeste do Rio Grande do Sul: o planalto dissecado das Guaritas, a cuesta dissecada da Serra do Segredo, ambas em Caçapava do Sul; as mesetas e morros testemunhos da região de São Vicente do Sul e São Francisco de Assis; a Serra do Caverá e a Cuesta do Haedo, entre Rosário do Sul e Santana do Livramento. O grupo, formado por pesquisadores em geologia, geografia e geomorfologia da UFSM e da Unipampa/Caçapava, pretende compreender a resistência das diferentes rochas presentes nessas feições, o papel das estruturas de deformação rúptil na infiltração da água nos maciços, os mecanismos e as taxas de denudação em diferentes setores dessas formas de relevo. Pretende também compreender a gênese de formas e feições de maior detalhe, como: tafoni, honeycombs, arcadas e abrigos desenvolvidos em descontinuidades e induzidos pela tensão, marmitas e panelas, entre outras.


Laboratório de Geotecnologias (LabGeotec)

Categoria: Pesquisa, ensino e extensão
Coordenador: Waterloo Pereira Filho
Contato:
waterloopf@gmail.com

O laboratório de geotecnologias é utilizado para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, principalmente na área de hidrogeografia, com o uso dos recursos de Sensoriamento Remoto, Sistema de informações Geográficas e Geoprocessamento. Os projetos de ensino estão relacionados com a utilização do Sensoriamento Remoto como recurso didático nos níveis básico e superior. Os projetos de pesquisa abordam questões ambientais principalmente associadas à caracterização da Geografia Física em bacias hidrográficas e sua relação com o sistema aquático, com abordagem espaço-temporal. Projetos de Sensoriamento Remoto em reservatórios e rios têm sido desenvolvidos com objetivos de identificar a capacidade dos diferentes sensores, no que diz respeito às pesquisas relacionadas à refletância da água e a relação com seus constituintes opticamente ativos. Neste sentido, o laboratório é equipado com computadores e programas computacionais capazes de processar dados relacionados a geotecnologias, atividades de campo do ambiente terrestre e de coleta de variáveis limnológicas e espectrais.


Geomorfologia e Meio Ambiente (GMA)
Categoria: Pesquisa

Constituído por professores e estudantes de Geografia da UFPEL e por pesquisadores de instituições parceiras (FURG e UNESP/Rio Claro), o grupo tem como objetivo congregar investigações e ações aplicadas que visam contribuir para o reconhecimento, análise e conservação dos elementos e atributos dos sistemas geomorfológicos, bem como das intervenções desencadeadas por mecanismos de controle antrópico sobre as formas e processos do relevo e da hidrografia. Conta com as seguintes linhas de pesquisa: Cartografia Geomorfológica; Dinâmica de cobertura e uso da terra e alterações geomorfológicas; Educação Ambiental e Geomorfologia; Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação; Sistemas Geomorfológicos Lagunares e Marinhos.


Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET)

Categoria: Pesquisa
Coordenadores: Cesar De David e Ane Carine Meurer
Contato: cdavid2009@gmail.com

O GPET é formado por pesquisadores e acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento que desenvolvem suas atividades de ensino, pesquisa e extensão através de temáticas que articulam a educação e o território. O grupo é cadastrado na Plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela instituição desde 2005. Coordenado pelo professor Cesar De David e pela professora Ane Carine Meurer, o Grupo de Pesquisa em Educação e Território é formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. As pesquisas desenvolvidas investigam as transformações socioespaciais no campo sul-americano. Também se insere nas discussões a problemática do campesinato, dos movimentos sociais e suas formas de territorialização. Associado aos territórios rurais, discute-se a educação do campo.


Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Schiavone Cardoso
Contato: educard2016@gmail.com

 

O Grupo coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Schiavone Cardoso foi criado em agosto de 2015 congregando as pesquisas em três linhas de pesquisa assim definidas: Geografia, pesca e aquicultura; Geografia e educação; Organização espacial e dinâmicas socioeconômicas. Ocupa uma sala que comporta o professor líder do Grupo de Pesquisa e espaço para os pesquisadores, dispondo de 2 computadores ligados à internet por cabo e mais acesso ao sinal da rede da UFSM. Dispõe de uma biblioteca com cerca de 1.000 títulos e do acervo documental – Geografia, Pesca e Aquicultura, composto por mais de 500 itens para pesquisa na temática das atividades pesqueiras e aquícolas.


Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável no Bioma Pampa

Categoria: Pesquisa
Coordenadores: Profª. Drª. Anabela Silveira de Oliveira Deble (URCAMP) e Dr. Mauro Kumpfer Werlang
Contato: wermakwer@gmail.com

Coordenado pela Profª. Drª. Anabela Silveira de Oliveira Deble (URCAMP), com participação do Prof. Dr. Mauro Kumpfer Werlang (UFSM), os trabalhos estão relacionados ao estudo dos ecossistemas campestres. Os estudos sobre o uso sustentável desses ecossistemas servem como estratégia para a conservação da biodiversidade, aliando a pesquisa às linhas de pesquisa do grupo como a Agroecologia e Sustentabilidade, a Botânica, a Ecologia, a Geografia, a Geomorfologia e a Zoologia, onde vem investigando o potencial de espécies nativas e uso sustentável no Bioma Pampa com trabalhos sendo desenvolvidos há dez anos.


Espacialidades Urbanas

Categoria: Pesquisa
Coordenadores: Dr. Benhur Pinós da Costa (UFSM) e Drª. Claudia Luisa Zeferino Pires (UFRGS)
Contato: benpinos@gmail.com

Tendo os Professores Dr. Benhur Pinós da Costa (UFSM) e Drª. Claudia Luisa Zeferino Pires (UFRGS) como líderes, o grupo foi formado em 2011 e propõe o estudo de espaços urbanos, estudando as complexidades de relações sociais, procurando entender as diversidades de interações de fenômenos e de recortes e relações escalares das circunstâncias que produzem e são produzidos nestes espaços. O grupo tem se dedicado principalmente às atividades de ensino, pesquisa e extensão que tratam das relações espaciais das pluralidades de grupos culturais que se expressam no cotidiano urbano, enfocando os estudos dos grupos geracionais, das expressões culturais de “tribos urbanas” e das relações de gênero e sexualidade. Envolve pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, como: UFRGS, UFF, UFSM, UEPG, UNESP, UFRJ e Universidade de Lisboa.


Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM)

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Luís Eduardo de Souza Robaina
Contato: 
981359210 

Site: https://www.ufsm.br/laboratorios/lageolam/

O Laboratório de Geologia Ambiental e Grupo de pesquisa LAGEOLAM iniciou suas atividades no ano de 1996 com o objetivo de agregar professores/pesquisadores que desenvolvem atividades nas áreas de diagnóstico ambiental e geologia aplicada. Desde então, o laboratório tem buscado se consolidar através da integração de trabalhos, qualificação de sua infraestrutura e estabelecimento de convênios. 

Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo estão associados, principalmente, à estudos de áreas de risco geológico-geomorfológico, de processos erosivos acelerados e mapeamentos geomorfológicos e geoambientais. O resultado das pesquisas desenvolvidas são transmitidos para o público científico em encontros e na forma de artigos. Para a comunidade os estudos são repassados na forma de trabalhos de educação ambiental. Considerando que a questão dos riscos ambientais no ambiente urbano se multiplica, nos colocamos na obrigação de contribuirmos na busca de alternativas que visem harmonizar a relação dos moradores locais e a preservação da qualidade ambiental. A identificação de áreas de risco e o mapeamento de unidades geoambientais são fundamentais para estabelecimento de prioridade nas políticas públicas. Em áreas rurais com processos erosivos acelerados os trabalhos de mapeamento e análise dos processos geomorfológicos são importantes ferramentas de gestão ambiental.

 


Monitorando o CONESUL com Sensoriamento Remoto (CONESAT)
Categoria: Pesquisa

O grupo formado em 2018 tem o objetivo de promover a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito do CONESUL com produtos de sensoriamento remoto. Assim, o foco é dado para as esferas de biosfera, antroposfera, litosfera, hidrosfera e atmosfera. O grupo atua na linha do “Sensoriamento remoto do ambiente no CONESUL”. Com sede no campus da UFSM em Frederico Westphalen/RS o laboratório conta com a seguinte infraestrutura: Laboratório de Geoprocessamento com 20 computadores conectados à rede, em sala de aproximadamente 60 m², ambiente climatizado, com projetor, estereoscópios de mesa (20), lousa e estrutura para cursos, palestras e aulas.


Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NEPEGS)

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Prof. Dr. Rivaldo M. Faria
Contato: rivaldo.faria@ufsm.br

Coordenado pelo Prof. Dr. Rivaldo M. Faria, o NepeGS é o primeiro grupo de investigação em Geografia da Saúde do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. As pesquisas envolvem investigação nas escalas das cidades e das regiões e na perspectiva das análises espaciais e das desigualdades territoriais. Desenvolve projetos nas áreas da geoepidemiologias das doenças infecciosas e parasitárias e das doenças crônico-degenerativas, além de pesquisa dirigidas a grupos populacionais, designadamente a saúde infantil e a saúde do idoso. Linhas de Pesquisa: Planejamento e desenvolvimento urbano e regional; O território e o processo saúde-doença; Política e Planejamento territorial dos serviços de saúde do SUS.


Sensoriamento Remoto Espectral-angular (SREA)

Categoria: Pesquisa

Constituído em 2011, o grupo visa promover a integração dos estudos de sensoriamento remoto espectral e angular com foco em aplicações florestais, agronômicas e ambientais. As linhas de pesquisa: Comportamento espectral-angular da água; Comportamento espectral-angular de alvos agrícolas; Comportamento espectral-angular de florestas; Modelos de transferência radiativa em dosséis; Monitoramento de ecossistemas florestais; e Satélites de amplo campo de visada.


 Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Átila Augusto Stock da Rosa
Contato: atiladarosa@gmail.com
Site: https://www.ufsm.br/laboratorios/lep/

O Laboratório de Estratigrafia e Paleobiologia (LEP) foi revitalizado em 1998, e desde então é coordenado pelo professor Átila Augusto. Ele conta com a coleção paleontológica da UFSM, baseada principalmente em vertebrados e plantas do Triássico da região central do Rio Grande do Sul. A coleção apresenta cerca de 1500 fósseis descritos, entre vertebrados, invertebrados, plantas e icnofósseis. O LEP está localizado na sala 1019, subsolo do prédio 17, Departamento de Geociências. A coleção de vertebrados fósseis conta com os holótipos de diversas espécies triássicas, destacando-se o dinossauro sauropodomorfo Unaysaurus tolentinoi, o cinodonte Alemoatherium huebneri, o capitossaurídeo Tomeia witeckii, o tanistrofeídeo Elessaurus gondwanaoccidens.


Núcleo de Estudos em Geografia, Agricultura e Alimentação (NUGAAL)

Categoria: Pesquisa e Extensão
Coordenadores: Prof. Dr. Cleder Fontana e Prof. Dr. Marcelo Cervo Chelotti
Contato: clederfontana@gmail.com, marcelo.chelotti@ufsm.br

O Núcleo de Estudos em Geografia, Agricultura e Alimentação (NUGAAL), criado no ano de 2021 com o ingresso de novos docentes na área de Geografia Humana no Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), agrega pesquisadores e acadêmicos que visam estudar, refletir e propor ações a partir da tradição do saber geográfico institucionalizado, que articulem a relação entre alimentação e a produção do espaço. O NUGAAL está localizado na sala 1135 do referido Departamento.

1) Aspectos teórico-metodológicos da Geografia da Alimentação: Discutir com a tradição e a sistematização da Geografia moderna abordou a questão dos alimentos e alimentação e sua relação na produção do espaço geográfico.

2) Fome, (in)segurança e soberania alimentar e políticas públicas: Desenvolver e acompanhar estudos da permanência da fome e da insegurança alimentar. Refletir sobre os desafios vivenciados pelos agricultores familiares camponeses para a manutenção da produção, circulação, consumo e a valorização dos alimentos, bem como a relação com a soberania e a segurança alimentar. Analisar os limites e as possibilidades das políticas públicas direcionadas para esses contextos.

3) Alimentos, Cultura e Território: Refletir sobre as diferentes formas de saber fazer, de apropriação dos recursos territoriais, conexão com a tradição, a memória, a identidade e a inserção da ressignificação dos diversos aspectos que envolvem a
produção de alimentos nos espaços.

4) Agricultura Orgânica e Agroecológica: Discutir o novo paradigma de produção de alimentos a partir das premissas que envolvem a agricultura orgânica e agroecológica. Pensando a importância dos circuitos curtos de comercialização e a valorização da socioambiental na produção de alimentos. Pensar a produção e a comercialização torna-se fundamental para entender a as articulações dos agricultores na relação campo/cidade.

5) Educação, Alimentação e Geografia: Pensar em estratégias de ensino-aprendizagem que articulem a educação geográfica com a educação alimentar.


Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e Humanidades (LEPGHU)

Categoria: Ensino e Pesquisa
Coordenadores: Natália Lampert Batista e Carina Petsch
Contatos: natalia.batista@ufsm.br

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e Humanidades (LEPGHU) foi criado em 2021. Trabalha com temas variados que passam pelo ensino de Geografia, formação docente, Cartografia, Geografia Urbana, entre outros temas. O grupo se dedica as seguintes linhas de pesquisa: Cartografia Escolar, Multiletramentos e Multimodalidade; Cartografia Viral e Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação na Geografia; Ensino de Geografia e Metodologias Didáticas; Ensino Polar, Educação Ambiental e Geografia; Formação Inicial e Continuada de Professores; Geografia Urbana e Cartografia Aplicada.

A divulgação das produções, rodas de conversas e demais atividades do grupo são divulgadas nas redes sociais do LEPGHU.