Laboratório de Bioinformática e Evolução Viral – LaBEVir
Categoria: Pesquisa
Coordenador: Dennis Maletich Junqueira
Contato: dennis.maletich@ufsm.br
Síntese, Reatividade, Avaliação Toxicológica e Farmacológica de Organocalcogênios
Categoria: Ensino e pesquisa
Coordenadores: Gilson Zeni e Cristina Wayne Nogueira
Página do grupo: https://www.ufsm.br/grupos/lasrafto
O grupo de pesquisa liderado pelos professores Gilson Zeni e Cristina Nogueira foi formado em janeiro de 2001, com a conclusão do doutorado da Cristina e a contratação do Gilson na UFSM. Os trabalhos do grupo envolvem a síntese e avaliação biológica de organocalcogênios, bem como a modificação na estrutura destes compostos visando melhorar a ação farmacológica e reduzir os seus efeitos toxicológicos. O grupo também tem se caracterizado por estudar aspectos relacionados à síntese e a reatividade de organocalcogênios, visando à preparação de compostos orgânicos de telúrio e selênio que servirão como ferramentas sintéticas em outras reações de síntese.
Laboratório de Espectroscopia e Polímeros (LEPOL)
Categoria: Pesquisa
Coordenador: Prof. Marcos Antonio Villetti
O laboratório LEPOL trabalha no desenvolvimento de nanopartículas poliméricas visando o encapsulamento de fármacos para emprego na nanomedicina. Novos nanocarreadores são desenvolvidos a partir de polímeros naturais e sintético para incorporação de fármacos hidrofóbicos tendo por objetivo aumentar sua biodisponibilidade e captura celular, e promover uma liberação controlada.
Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA) e Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO)
Categoria: Pesquisa e prestação de serviço
Coordenador: Prof. Érico Marlon de Moraes Flores
Site: https://www.ufsm.br/laboratorios/laqia/
O grupo de pesquisa é formado pelo Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA) e Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) e pertence à estrutura do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No LAQIA são desenvolvidas atividades de pesquisa e de prestação de serviços relacionadas principalmente à identificação e quantificação de impurezas elementares (metais, não metais e halogênios) e de suas espécies utilizando métodos espectrométricos (espectrometrias de massas, atômica e óptica) associados a técnicas de separação (cromatografia a líquido e a gás) em amostras ambientais (solo, água, sedimento), biológicas (vegetais, sangue e tecidos), medicamentos, alimentos, plantas medicinais, carvão, xisto, petróleo e derivados. No CEPETRO são desenvolvidos projetos de pesquisa visando o uso de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas, para a intensificação de processos industriais, remoção de água e contaminantes de petróleos leves, pesados e extrapesados e enxofre do óleo diesel.
LANE2EX – Laboratório de Neurotoxicologia e Neuroproteção experimental
Categoria: Pesquisa
Coordenador: Félix Alexandre Antunes Soares
Esse grupo de pesquisa tem foco nos estudos usando modelos não mamíferos (C. elegans) para estudos envolvendo mecanismos neurotóxicos de metais e agregação proteica. Ainda, os estudos buscam estratégias que possam diminuir ou ainda reverter os danos causados por esses agentes neurotóxicos. Esse grupo está ligado ao PPGBTOX onde os alunos membros do grupo realizam sua pós-graduação. O Grupo surge em 2010 com o início dos primeiros estudos na UFSM com C. elegans como modelo animal alternativo para as pesquisas com Neurotoxicologia.
Laboratório de Enzimologia Toxicológica (Enzitox)
Categoria: Pesquisa
Coordenadoras: Dra. Maria Rosa Chitolina e Dra. Vera Maria Morsch
O Laboratório de Enzimologia Toxicológica (Enzitox) pertence ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM (Conceito Capes: 6). O grupo de pesquisa desenvolve trabalhos relacionados a atividades de enzimas chaves no metabolismo e expressão de receptores específicos a elas associados, de forma a investigar mecanismos envolvidos nas mais diversas condições patológicas incluindo diabetes e Alzheimer, assim como na exposição e/ou intoxicação por metais.
Além disso, um dos principais focos de estudo do Laboratório Enzitox é avaliar os efeitos de compostos naturais com capacidades antioxidantes, sobre as diferentes condições patológicas, no sentido de modular as atividades enzimáticas e expressão de receptores envolvidos nas vias purinérgica e colinérgica, bem como sobre parâmetros oxidativos, afim de que possam ser utilizados como um tratamento adjuvante para as doenças estudadas.
Laboratório de Neurotoxicidade e Psicofarmacologia – LabNeuro
Categoria: Pesquisa
Coordenadora: Sara Marchesan de Oliveira
Contato: saramarchesan@ufsm.br
O laboratório de pesquisa coordenado pela professora Sara Marchesan de Oliveira, estuda os mecanismos envolvidos em diferentes modelos dor e inflamação em camundongos. Entre os modelos de dor investigados, estão os modelos de dor associados à fibromialgia, neuropatias de diferentes etiologias (induzida por agentes antineoplásicos, trauma, ou por células de câncer), dor pós-operatória, dor inflamatória induzida por queimaduras e dor artrítica. Mecanismos envolvidos em modelos de inflamação de pele, como dermatite de contato irritante, induzidos por agentes irritantes, e os mecanismos envolvidos em modelos de inflamação de pele induzida por radiação ultravioleta tipo B (UVB) também são avaliados. Entre os alvos farmacológicos estudados no envolvimento destas condições dolorosas e inflamatórias estão os receptores B 1 e B 2 para cininas, e os canais TRP (do inglês Transient Receptor Potential).
Laboratório de Fotobiologia
O Laboratório de Fotobiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está localizado no campus sede da UFSM (Prédio do INPE, salas 3010 e 3011) em Santa Maria, na região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenado pelo Prof. Dr. André Passaglia Schuch, o laboratório desenvolve atividades de pesquisa básica nas áreas de Fotobiologia, Genotoxicidade e Reparo de DNA, e possui alunos de Pós-Doc, Doutorado, Mestrado e de Iniciação Científica (Ver Equipe). Utilizamos diferentes abordagens e metodologias em nossas investigações, as quais podem ser voltadas à saúde humana e a problemáticas ambientais. Dentre as metodologias do laboratório, destaca-se o uso do sistema de dosímetro de DNA, o qual permite a detecção e quantificação dos danos de DNA induzidos pela radiação UV solar, que são as causas primárias do câncer e envelhecimento de pele. Esta tecnologia é utilizada em testes de monitoramento da eficácia de protetores solares comerciais.