Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupos Acadêmicos na área da Biologia

Grupos Acadêmicos do CCNE


Laboratório de Macroecologia e Conservação Marinha  (LMCM)
Categoria: Ensino, Pesquisa e Extensão
Coordenadora: Profa. Dra. Mariana Bender
Contato: mariana.bender@gmail.commalugallinaxavier@gmail.com

O Laboratório de Macroecologia e Conservação Marinha (LMCM) da UFSM está localizado no subsolo do prédio 17, sala 1005, na Universidade Federal de Santa Maria. Nosso grupo de pesquisa e extensão é dedicado ao estudo e divulgação da ecologia de peixes recifais, com ênfase nas áreas de macroecologia, ecologia funcional, histórica, pesqueira e serviços ecossistêmicos.

Através de nossas atividades, buscamos contribuir para a compreensão e conservação dos ecossistemas marinhos, promovendo a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade. Nossos esforços estão direcionados para o desenvolvimento de pesquisas, que não só ampliem o conhecimento científico, mas que forneçam subsídios para políticas de conservação, uso sustentável e gestão de recursos e áreas recifais.

O LMCM colabora com outros laboratórios em todo o Brasil e no mundo, fazendo parte de uma ampla rede de pesquisa. No Brasil, esta rede inclui o Programa de Pesquisa em Biodiversidade PPBio – IntegraMar (CNPq), coordenado pela Dra. Mariana Bender. A rede IntegraMar conta com mais de 50 pesquisadores, e tem como objetivo desvendar a biodiversidade marinho-costeira do país integrando políticas públicas aos usuários destes recursos.

A diversidade dentro do nosso grupo é fundamental. O laboratório se orgulha de promover um ambiente inclusivo que valoriza diferentes perspectivas e experiências. Acreditamos que a diversidade fortalece a pesquisa, contribuindo para uma ciência mais representativa e impactante.


Fisiologia de Plantas de interesse agrobiológico e Bioquímica de plantas

Categoria: Pesquisa
Coordenadores: Profa. Luciane Almeri Tabaldi e Prof. Fernando Teixeira Nicoloso
Contato: lutabaldi@yahoo.com.br

Laboratórios 3132, 3107 e 3110 do Prédio 16

O grupo “Fisiologia de Plantas de interesse agrobiológico e Bioquímica de plantas” pesquisa dentro das seguintes áreas:
– Estudos de eficiência nutricional: Caracterização das exigências nutricionais de espécies vegetais, bem como o estudo da eficiência da absorção e utilização de alguns nutrientes.
– Estresse oxidativo causado por metais tóxicos: Caracterização de alterações morfofisiológicas e bioquímicas (estresse oxidativo) induzidas por metais tóxicos como cádmio, mercúrio, chumbo, cromo, manganês, alumínio, ferro, cobre e zinco em espécies vegetais de interesse agronômico, medicinal ou florestal. 
– Fitorremediação: Utilização de espécies arbóreas para remediar solos contaminados com metais tóxicos.


Núcleo de Educação Socioambiental do Jardim Botânico

Categoria: Extensão
Coordenadora: Simone da Rosa Messina Gomez
Contato: jardimbotânico@ufsm.br

O núcleo de Educação Socioambiental do Jardim Botânico desenvolve atividades de extensão em educação ambiental no Jardim Botânico, com atendimento ao público externo. O núcleo envolve alunos, TAES e docentes da área de Biologia. 


Laboratório de Herpetologia

Coordenadora: Sonia Zanini Cechin

Contato: soniacechin@gmail.com

O Laboratório de Herpetologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como objetivo produzir conhecimento sobre Bioecologia e Conservação de Anfíbios e Répteis. O grupo de pesquisa é liderado pela Dra. Sonia Zanini Cechin da UFSM, com auxílio do Dr. Tiago Gomes dos Santos da UNIPAMPA, ambos integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM. A equipe desenvolve pesquisas multidisciplinares integrando colaboradores de diversas instituições.


Núcleo de Pesquisa Biodiversidade Aquática

Categoria: Pesquisa
Coordenador: Sandro Santos
Contato: sandro.santos@ufsm.br

O Núcleo de Pesquisa Biodiversidade Aquática (NEBA) empenha-se em estudar a ecologia, a sistemática e a taxonomia de organismos aquáticos, com enfoque principal nos crustáceos de água doce. Nosso grupo de pesquisadores desenvolve projetos em diversas regiões do Brasil, sempre buscando revelar a diversidade de organismos e como estes se relacionam entre si e com o meio ambiente. Além dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria, que atuam no grupo, contamos também com a participação de alunos de graduação (iniciação científica), pós-graduandos (mestrado e doutorado) e pós-doutorandos.


Laboratório de Sistemas Complexos

Categoria: Pesquisa
Coordenador: José Carlos Merino Mombach
Contato: jcmombach@gmail.com

Explicar o funcionamento de como as moléculas produzidas pelo genoma humano se organizam para controlar os processos celulares é um enorme desafio científico. O grupo utiliza, principalmente, métodos computacionais para investigar as redes moleculares envolvidas em processos biológicos como o suicídio celular (apoptose), a proliferação e a senescência celular. Estas redes moleculares possuem uma estrutura de conexões que as caracterizam como sistemas complexos. Os processos biológicos estudados estão envolvidos em diversas doenças como o câncer e doenças do envelhecimento. Para isso, nós utilizamos as informações armazenadas em diversos bancos de dados que armazenam informação de epigenoma (dados de funcionamento do genoma celular). Nosso foco é explicar a regulação molecular, isto é, descrever como as moléculas interagem para que os processos mencionados acima ocorram. Além disso, simulamos como erros nesses processos podem levar às doenças em questão. Colaboramos cientificamente com pesquisadores da área de genética, medicina e biologia no país e no exterior.

Laboratório de Ficologia
Coordenadora: Maria Angélica Linton
Contato: maria@ufsm.br
No Laboratório de Ficologia da UFSM são desenvolvidas pesquisas em diversidade e ecologia de microalgas de sistemas aquáticos continentais, com ênfase em diatomáceas epilíticas e seu uso na bioindicação de qualidade da água. Além do estudo da diversidade local e regional, realizamos pesquisas em sistemas amazônicos e na Antártica. O laboratório conta, ainda, com uma pequena coleção de microalgas mantidas em cultivo, à qual pretende-se adicionar espécies nativas isoladas de sistemas aquáticos locais.
 

Laboratório de Evolução e Ecologia Molecular (LAbEEM)
Categoria: Pesquisa
Coordenadora: Maria Angélica Linton
Nosso grupo de pesquisa está interessado em resolver questões de ordem micro ou macroevolutiva, buscando auxiliar na compreensão dos padrões e processos associados à evolução de diferentes componentes da fauna Neotropical. Para tanto, trabalhamos com dois grupos taxonômicos principais: um de invertebrados, compreendendo diferentes espécies de moscas da família Drosophilidae; outro de vertebrados, envolvendo espécies e populações de peixes-anuais pertencentes à família Rivulidae. No entanto, também trabalhamos com questões evolutivas em outros grupos taxonômicos, desde parasitas até primatas. Em geral, a maior parte dos projetos em nosso grupo envolvem o uso de ferramentas de biologia molecular e de bioinformática, mas frequentemente buscamos abordagem mais integrativas, que incluam análises morfológicas e ecológicas. Orientamos alunos de pós-graduação junto ao PPG em Biodiversidade Animal (UFSM) e ao PPG em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (FURG).