Auditório Sérgio Pires - Santa Maria
05/11/2022 09:00 - 05/11/2022 16:30
Descrição
O PIC é um projeto de nível nacional e está presente desde seu início, há 16 anos, na Universidade Federal de Santa Maria. A iniciativa convida os alunos premiados nas provas da OBMEP para participarem de um projeto de extensão em um dos 3 pólos da região (Erechim, Santa Maria e Tucunduva) os quais atendem aproximadamente 50 alunos. Além disso, há 5 turmas virtuais sediadas na UFSM, cujos professores são acadêmicos da universidade, com o intuito de atender os premiados da OBMEP em outras cidades, que possuem uma quantidade menor de premiados, totalizando aproximadamente 115 alunos no ano de 2022. A quantidade de cidades atendidas no PIC pela regional, sediada na UFSM é ampla, são cerca de 80 municípios contemplados.
Já as atividades do OBMEP na Escola (ONE) na região são desenvolvidas pela Professora Carin Seehaber, para seus alunos do 8º e 9º ano em Agudo, bem como pela Profa Mickaela Matzembacker, também para seus alunos do 8° e 9º ano,na cidade de Entre-Ijuís.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI. O evento também conta com o amparo financeiro da UFSM e CCNE.
Programação
A recepção dos participantes será realizada no Auditório Sérgio Pires às 09:00. Após haverá um passeio pelo Campus, com o intuito de apresentar aos participantes as dependências da universidade e dar uma ideia do seu funcionamento. Posteriormente, às 10:30, acontecerá uma sessão no Planetário da universidade, a qual antecede o almoço no RU.
Após o almoço, retornamos ao Auditório Sérgio Pires onde os alunos do ensino fundamental e 1º ano do Ensino Médio irão participar de duas atividades no decorrer da tarde. A primeira com o Prof. Arlindo Moacir Angelin, mestre pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT e professor do polo presencial do PIC na cidade de Tucunduva, que apresentará a atividade “Matemática dinâmica: Possibilidade de aprender matemática com o Geogebra”. Já a segunda atividade para este grupo é “Matemática: a linguagem do Universo”, a qual será proferia pelo Matheus Schvan Zawaski, seis vezes medalhista da OBMEP, atual acadêmico de medicina na UFCSPA e professor do PIC na modalidade virtual.
Aos alunos do 2º e 3º ano, no decorrer da tarde, acontecerá um diálogo com acadêmicos de variados cursos da UFSM e egressos do PIC, com o intuito de apresentar de modo mais detalhado quais são as atividades do dia a dia em seus cursos na UFSM.
Contato
Mais informações: http://www.obmep.org.br/pic.htm e http://www.obmep.org.br/na-escola.htm